Governo de Rondônia
29/03/2024

INFRAESTRUTURA

Praça do Beira Rio Cultural de Ji-Paraná será entregue em novembro

13 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Com visual novo e aconchegante a praça do beira rio deverá atrair famílias, eventos e turistas

As obras de revitalização da praça do beira rio cultural em Ji-Paraná deverá ser entregue ao governo estadual pela construtora JRP Engenharia no final de novembro deste ano. A afirmação é do engenheiro Jadison Ronaldo Paganini, assegurando alta qualidade aplicada no empreendimento.

Prevista inicialmente para ser entregue em setembro, a obra recebeu adequações. “O principal ajustamento foi no aterro. Antes estava previsto uma determinada quantidade de aterro, o que não foi suficiente para que a compactação do solo recebesse a construção civil”, explica Paganani, atribuindo o atraso na entrega da obra devido ao período chuvoso no semestre passado quando da ocasião da compactação da terra.

A mão de obra da engenharia civil segue com a construção de 11 pergolados duplos e outros 7 simples. “Toda essa estrutura dos pergolados são de concreto. E isso demanda mais tempo para que o serviço seja bem executado garantindo segurança aos usuários do espaço quando for entregue”, detalha o engenheiro, ao comparar esse tipo de estrutura ao pergolado feito em madeira. “De madeira é mais fácil, prático e rápido. Porém, não tem a segurança que o concreto oferece”.

Localizada às margens direita do rio Machado, em área privilegiada ao turismo, a praça do beira rio cultural terá na infraestrutura restaurante, quiosques, instalações sanitárias, bancos, lixeiras, estacionamento calçado e paisagismo. As estruturas físicas comerciais e sanitárias já estão praticamente prontas. “Nos pontos comerciais vamos deixar para a etapa final a pintura definitiva e a instalação das luminárias”, informa o responsável pela empreiteira, de Cacoal.

A revitalização da área é vistoriada regularmente por técnicos do DER local

No paisagismo, a praça receberá 3.600 metros de grama, 250 mudas de árvores e arbustos e mais flores típicas da região amazônica. Esta será a última tarefa da empresa na revitalização da praça, que contará com iluminação em toda área favorecendo os passeios noturnos.

A praça foi construída em meados da década de 1990 e recebeu o nome de Complexo Beira Rio Cultural. Era composta de seis restaurantes particulares e no local eram realizados eventos de grande natureza, como carnaval e réveillon, por exemplo. No início dos anos 2000, a praça foi revitalizada.

Os restaurantes foram extintos, quadras poliesportivas e um palco para eventos foram construídos. Parte da praça foi recuperada e calçada, além da implantação de uma pista de caminhada ao redor de uma lagoa e melhorias no paisagismo. Os comércios já estavam abandonados. O descuido na época tornou a área marginalizada por usuários de drogas. Nesta época o Corpo de Bombeiros se instalou em definitivo no único prédio que restou.

A nova praça ao ser entregue deverá retomar o status de um dos principais cartões postais de Ji-Paraná. “É o resgate da autoestima da população e, ao mesmo tempo, um mecanismo impulsionador da economia e do turismo. Ao ser entregue, a praça passa a ser um dos principais atrativos turísticos”, avalia o secretário regional de governo, Everton Esteves.

Leia mais:

 Departamento de Estradas de Rodagem conclui recuperação de 38 quilômetros da RO-135 em Ji-Paraná

 Regional do DER em Ji-Paraná recupera maior rodovia não pavimentada da região central do estado


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Ecologia, Economia, Empresas, Esporte, Evento, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Lazer, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo