Governo de Rondônia
25/04/2024

Prazo para vacinar contra febre aftosa se encerrará sexta-feira

13 de novembro de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) alerta para o fim do prazo para que criadores de bovinos e bubalinos vacinem o rebanho. O período para a vacinação se encerrará na próxima sexta-feira (15). Até hoje (13), cerca de 70% animais já foram vacinados e declarados.

De acordo com o gerente de Defesa Animal, Fabiano Alexandre dos Santos, este percentual de declaração está dentro do previsto pela Agência, porque muitas vezes o produtor rural vacina o rebanho e deixa para declarar na última semana. Nesta etapa de vacinação todos os bovídeos devem ser vacinados, independente da idade do animal, tendo até o dia 22 para que os criadores realizem as declarações.

O gerente também fala que no momento da declaração, o criador de bovídeos atualiza seu cadastro e de sua propriedade junto a Idaron. “Esta atualização é importante porque nosso banco de dados serve como base para a adoção de políticas públicas em prol do produtor rural”.

A Idaron também alerta para que os produtores fiquem atentos com a compra da vacina, já que 15 de novembro é feriado nacional. “O produtor deve antecipar a compra da vacina para o dia 14, sempre tomando o cuidado de mantê-la em uma caixa térmica com temperatura entre 2º e 8º C”, informa a diretora técnica, Caroline Cadamuro.

Após o período para declaração, a Idaron visitará os produtores que não declararam a vacinação. Caso o produtor tenha vacinado e não declarado, ele receberá uma multa de R$ 125,72 por propriedade. Se o criador não vacinou, esta multa será aplicada por animal não imunizado e terá que realizar a vacinação com a presença de um técnico da Idaron.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo