Governo de Rondônia
19/03/2024

PELA INTERNET

Pré-cadastro para o ingresso em escolas da rede pública estadual de ensino começa na próxima sexta-feira (18)

16 de janeiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Estudantes terão que cumprir três etapas para efetivar a matrícula

Na próxima sexta-feira (18), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciará o pré-cadastro, por meio do Sistema de Matrícula Online, para o ingresso de estudantes em escola da rede pública estadual de ensino de Rondônia para o ano letivo de 2019. Em localidades onde não há o acesso à internet, os interessados devem procurar o atendimento direto na secretaria da escola obedecendo os prazos.

O pré-cadastro e a reserva de matrícula serão realizados pelo endereço eletrônico clicando aqui. A efetivação da matrícula será de forma presencial, na escola selecionada pelo estudante.

No dia 26 de dezembro a Secretaria publicou a portaria nº 5.721/2018/Seduc/NNTE, detalhando as normas para o ingresso dos estudantes em escolas da rede pública estadual de ensino de Rondônia.

O público alvo da portaria, de acordo com a gerente de Controle, Avaliação e Estatística (GCAE) da Seduc, Francelena Arruda, são alunos novos que vem de escolas particulares, municipais, transferidos de outros estados ou que não estavam matriculados em 2018, ou seja, os estudantes que desistiram no ano anterior à 2018, também deverão seguir essa forma de ingresso. Arruda esclarece que alunos já ingressantes da rede de ensino estadual que desejam mudar de unidade escolar, deverão ir diretamente até a escola pretendida após o dia 31 de janeiro.

O Governo do Estado tem por objetivo assegurar a vaga do estudante e garantir que este processo ocorra da melhor forma.  O secretário de Educação, Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, orientou sua equipe da Gerência de Controle, Avaliação e Estatística (GCAE) para atender as demandas da comunidade e evitar transtornos nas unidades escolares.

CONFIRA OS PRAZOS PARA CADA ETAPA

O Sistema de Matrícula Online ficará disponível a partir das 7h de sexta-feira (18), para o início do pré-cadastro. A reserva de vaga, segunda-etapa deste processo, começa na segunda-feira (21). Às 7 horas o Sistema de Matrícula Online será liberado para a Reserva de Vaga até o dia 31 de janeiro.  Os estudantes precisam ficar atentos para todos os detalhes. Após a efetivação da Reserva de Vaga no sistema, o aluno tem até um dia útil para se apresentar na escola escolhida, munido de todos os documentos necessários.

DOCUMENTOS

E a terceira etapa é justamente a apresentação na escola portando os documentos necessários para consolidação da matrícula: comprovante de reserva de vaga emitido pelo site: matrícula.seduc.ro.gov.br, certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência atualizado, incluindo CEP; uma foto 3X4, histórico escolar ou declaração de escolaridade; cartão de vacina,cartão de inscrição em programa social (caso possua) e CPF do responsável, no caso de estudantes com idade inferior a 18 anos.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Cristian Magno e Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo