Governo de Rondônia
29/03/2024

INVESTIGAÇÃO

Precisão dos retratos falados feitos pelo Instituto de Identificação Civil e Criminal ajuda a solucionar crimes em Rondônia

20 de janeiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Profissionais dos IICC responsáveis pelos retratos falados em Rondônia com o diretor Júlio Kasper

Profissionais dos IICC responsáveis pelos retratos falados em Rondônia com o diretor Júlio Kasper

Sem câmeras de monitoramento e longe do olhar de testemunhas, muitos crimes acontecem assim, o que leva a vítima a não ter esperança de que o criminoso seja localizado e preso. Mas graças ao trabalho de retratistas do Instituto de Identificação Civil e Criminal de Rondônia (IICC), os casos são solucionados através de retratos falados.

A ferramenta que ajuda a identificar autores de crimes através da descrição das características faciais é utilizada no estado desde 2007, quando profissionais do instituto receberam treinamento da Polícia Federal do Distrito Federal para atuar nesta área. Todo o processo é digitalizado com a utilização do programa Horus que possibilita trabalhar com imagens de alta definição.

A retratista Marinalda Souza atua na elaboração de retratos falados desde que o sistema foi criado e é uma das responsáveis por alimentar o banco de dados com recortes de diversas características faciais tendo como base principalmente a população carcerária de Rondônia. Para o diretor do IICC, Júlio André Kasper, é importante que o banco de dados considere as características da população rondoniense. O que, segundo ele, ajuda a ter uma melhor precisão com base na realidade local.

Quanto mais o retrato falado se aproximar da imagem real do criminoso, maior a chance de identificá-lo. Um trabalho minucioso que exige de um lado um profissional competente e capacitado e de outro a colaboração da vítima em conseguir lembrar a imagem do autor do crime. A retratista Marinalda Souza explica que um dos desafios na elaboração do retrato é conseguir ultrapassar a resistência da vítima em lembrar como o crime aconteceu.

‘‘O que é superado com paciência e dedicação. Muitas têm vergonha e sofrem em descrever o que aconteceu. Precisamos ir aos poucos ganhando a confiança delas’’, contou a retratista que revela que o processo de descrição chega a demorar mais de duas horas e em casos em que a vítima esteja muito abalada emocionalmente até dias. Quando a vítima chega ao instituto é encaminhada até uma sala reservada, e quando ficam apenas ela e a retratista o trabalho é iniciado.

O retrato falado começa a ser montado na tela do computador a partir da escolha do rosto. Depois, são colocados olhos, nariz e boca. Também é possível acrescentar disfarces, cicatrizes e acessórios, como o capacete. A projeção de envelhecimento é feita em caso de crimes antigos e de crianças desaparecidas. No final, a vítima ou testemunha que fez a descrição dá uma nota de 0 a 10 do quanto que o retrato falado se aproxima da imagem real do criminoso. Com pontuação acima de 7, o retrato falado é considerado bem avaliado.

De acordo com Kasper, o trabalho das retratistas do Instituto de Identificação Civil e Criminal de Rondônia (IICC) tem conseguido alcançar nota 10 em muitos casos. Para ele, o uso de retratos falados é uma ferramenta importante para as investigações policiais. ‘‘Em um rol de milhares de pessoas com o retrato falado você consegue dar um norte para as autoridades policiais tendo em vista a descrição dada pela própria vítima’’, considera.

Instituto de Identificação_Retrato falado_13.01.16_Foto_Daiane Mendonça (34)

Trabalho das retratistas IICC tem conseguido alcançar nota 10 em muitos casos

SOLUÇÃO

A precisão dos retratos feitos pela retratista Liliam Batista, que atua nesta área desde 2013, foi considerada fundamental para solução de um dos casos de maior repercussão em Porto Velho. O caso Ana Beatriz, como ficou conhecido o crime ocorrido em novembro de 2014, foi solucionado graças ao trabalho minucioso da retratista. De acordo com Liliam, a dona de casa Maria Auxiliadora teve a filha Ana Beatriz de apenas três meses raptada por um trio ao aceitar uma carona.

A mulher recebeu golpes de marreta na cabeça e chegou a ficar em coma. Sem testemunhas do que havia ocorrido, o retrato falado feito a partir do que ela lembrava ajudou a polícia a chegar até o trio de criminosos e devolver a criança a mãe. ‘‘Um conhecido deles suspeitou da sumida deles do bairro, viu o retrato falado, achou muito parecido, e foi visita-los, constatou que eram as mesmas pessoas e denunciou a polícia’’, disse Liliam.

Foram dois dias para que a vítima fizesse a descrição de cada um dos criminosos. ‘‘Esses retratos foram a única ferramenta utilizada para chegar até esses infratores’’, destacou a retratista.

Para Liliam, a sensação é de dever cumprido e de alegria em ter ajudado a solucionar o caso.

‘‘Podemos perceber a grande semelhança dos retratos com os envolvidos no crime, a vítima deu pontuação nove para dois deles e 10 para o outro’’, afirmou o diretor.

A retratista Marinalda Souza recorda outro caso também solucionado através de retrato falado. ‘‘ Teve o caso de uma mulher em que um infrator a abordou no ponto de ônibus, 6h, a levou para um lugar afastado da cidade e tentou estuprá-la. Mas não conseguiu porque ela reagiu. Ele bateu com uma pedra na cabeça dela e pensando que estivesse morta jogou ela em uma vala. Depois de 24 horas ela foi encontrada por rapazes que passavam pelo local e a levaram para o hospital. Eu fui até a UTI fazer o retrato falado, esperei o tempo dela para descrever e ela deu 10 para precisão do retrato’’, relatou Marinalda.

COMPETÊNCIA

O setor de retrato falado faz parte da Coordenação de Perícias Papiloscópicas do Instituto de Identificação Civil e Criminal de Rondônia (IICC) de responsabilidade da coordenadora Maria Auxiliadora de Jesus. Na capital há quatro retratistas, mais uma em Ji-Paraná, outra em Ariquemes e em Presidente Médici.

Mas todo o estado conta com esse serviço através do deslocamento destes profissionais onde houver a necessidade de realizar retrato falado. ‘‘São profissionais com conhecimento técnico/cientifico, altamente capacitados, inclusive com cursos ministrados pela Polícia Federal”, disse Kasper.

‘‘Os aspectos físicos gerais específicos e as características distintas de cada pessoa são complicados de descrever. O profissional precisar ter todo um trato para conseguir extrair o máximo da vítima para deixar o mais próximo possível da imagem real e quando no final a vítima dar a nota 9 ou 10, é fantástico para o profissional porque ele realmente conseguiu extrair todas as informações que a vítima podia repassar’’, ponderou o diretor.

O diretor Júlio André Kasper orienta a população rondoniense para que em caso de serem vítimas de crimes que procurem a polícia para fazer o retrato falado.  ‘‘São crimes que geralmente não deixam muitos vestígios, mas a descrição do autor do crime auxilia na investigação. O que deve ser feito o quanto antes porque quanto mais próximo do tempo do crime maior a chance de solução do caso’’, garante. A ferramenta é comumente utilizada em caso de furtos, roubos e crimes sexuais.

Em 2015 foram feitos 41 retratos falados; e em 2016, outros 13. ‘‘Após o término do trabalho dos profissionais esses laudos são assinados e encaminhados por meio de oficio a autoridades policiais solicitantes e a própria autoridade policial dá publicidade por meios eletrônicos, jornais, nos murais das delegacias e até por coletiva de imprensa para a sociedade tomar conhecimento’’, explica o diretor.

A retratista Liliam contou ainda que um dos retratos mais recentes é de um infrator que roubou equipamentos e dinheiro de um sitiante.  O crime aconteceu em novembro do ano passado e a polícia pede a ajuda da população para que o caso seja solucionado. Na galeria montada na recepção do instituto, muitos retratos ainda esperam o reconhecimento para que a Justiça seja feita. As denúncias podem ser feitas às Polícias Civil (197) e Militar (190).

Leia mais.

Em um ano de atividade, Tudo Aqui de Porto Velho realiza mais de 230 mil atendimentos

Governador autoriza contratação de tecnologia para emissão de carteiras de identidade em Rondônia

Polícia Civil de Rondônia forma 133 novos policiais


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo