20/04/2024

LICITAÇÃO

Pregão para Bombeiros tem participação de empresas internacionais

12 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Realizada nesta terça-feira (11), a Concorrência Publica Internacional nº 017/2013/Supel/RO para a aquisição de três viaturas tipo auto plataforma aérea, estimada em R$ 11.006.961,75 contou com a participação de três empresas internacionais. De acordo com Silvia Caetano Rodrigues, presidente da Comissão Especial de Licitação da Superintendência Estadual de Compras e Licitações (Supel), “Esta é a primeira licitação internacional que Rondônia realiza”.

IMG_7489

Para que fosse feita a sessão de abertura das propostas foi efetivado um trabalho de divulgação em jornais de circulação nacional e estadual, nos sites do Governo, Diário Oficial da União e do Estado e ainda buscando a total transparência do certame, os dados foram encaminhados para o Tribunal de Contas (TCE/RO).

Essa licitação, segundo o superintendente da Supel, Márcio Rogério Gabriel, demonstra o nível de especialização do trabalho realizado, pois contou com regras especificas em um âmbito maior que o tradicional na questão de divulgação da licitação.

Urbanização

De acordo com o Coronel BM Rodrigues, Sub-Comandante do Corpo de Bombeiros, é importante a aquisição desse material, principalmente pelo processo de verticalização que as cidades de Porto Velho e Ji-Paraná passam. “Elas serão as beneficiadas em um primeiro momento e mais à frente será a cidade de Cacoal. A contrapartida do Estado junto com as emendas irão compor o valor total para que possamos efetivar a compra desse material”, ressalta.

“O registro de preço de material trata de valores expressivos e para facilitar a busca dos recursos junto às fontes parlamentares que solicitamos a realização do processo à Supel”, conta o Coronel BM Aires.

_MG_7495

Empresas

A empresa Bronto Skylift com sede na Finlândia, especializada na construção de carros com plataforma aérea de combate a incêndio, já possui quatro viaturas vendidas para o Estado do Pará. “O Processo foi bem elaborado, as exigências estão em legalidade com o que ocorre em todo o país. Não houveram dificuldades, pois mesmo a distância de Rondônia para os grandes centros é a mesma para todos os concorrentes”, explica Matheus de Oliveira da Escape, representante da empresa Finlandesa no Brasil.

Oliveira explica ainda que o preço dos equipamentos é nivelado no mundo inteiro, “a empresa possui ações na Bolsa de Nova York e a mesma política de preços praticada em Dubai ou Venezuela é a mesma feita nas propostas para Rondônia resguardando as devidas variações, como o frete”, lembra.

_MG_7506

Representando a indústria Francesa Gimaex, Evaldo Rabelo da BPR Brasil, também especializada no segmento, afirma que o processo foi bem divulgado. “Tomamos conhecimento da concorrência através da internet, Como trabalhamos com licitações em todo o país é bem claro a lisura do processo, pois não há direcionamento, facilitando a competição em favor do Estado”, ressalta.

A terceira empresa participante foi a Rosenbawer, com fabricas na Áustria e Alemanha. Ao fim da manhã a sessão foi suspensa para dar inicio a fase de habilitação. “Agora teremos prazos legais a cumprir como recurso, contra-razão e julgamento. Creio que em trinta dias o processo será concluso”, destaca a presidente da comissão.

Texto: Romeu Noé
Fotos: Marcos Freire