Premio “Boas Ideias” começa a ser votado por internautas

24 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

A partir desta quinta-feira (24), a população poderá votar e decidir qual dos dez finalistas será o vencedor do prêmio “Boas Ideias” realizado pelo governo de Rondônia.  A premiação, no valor de 18 mil reais, será entregue no dia de 30 de abril, no Palácio Rio Madeira, às 10 horas da manhã. O primeiro colocado receberá 10 mil reais em dinheiro. O segundo lugar leva seis mil e a terceira colocação recebe quatro mil reais. A votação é feita por e-mail. Cada pessoa só pode votar em uma ideia.

boas ideias-1

Na página de votação com o link: http://boasideias.sistemas.ro.gov.br/Votacao/, o internauta votará no título dos trabalhos classificados. Os passos para a votação são: conhecer a ideia, escolher a de sua preferência e votar. Os temas classificados são: 1) Sistema integrado de coleta e análise de informações criminais; 2) Guardas vidas do trânsito; 3) Sistema rondoniense de leilão de veículos automotores; 4) Realização de necropsia em todo estado usando unidade móvel de necropsia; 4) Facilitação do pagamento do IPVA; 5) Criação do banco de perfis genéticos; 6) Identificação de crianças desaparecidas e tráfico de pessoas; 7) Realização de necropsia em todo estado usando unidade móvel de necropsia; Defensoria pública móvel: seus direitos perto de você; Cacoal contra dengue; Cadastro unificado estadual.

Qualquer cidadão pode votar.  Basta acessar o endereço: http://www.boasideias.ro.gov.br. e visualizar os dez títulos e as respectivas sínteses.

Inscrições superam expectativas

Segundo os coordenadores, o ato de votar não toma muito tempo do internauta, tendo em vista que cada sugestão inscrita contém no máximo uma página de texto; o internauta só poderá votar em uma ideia. A contagem dos votos será feita pelo sistema desenvolvido pela Diretoria Executiva de Tecnologia e Informação (Deti). Inédito no Estado, o prêmio “Boas Ideias” não vai parar por aí. O governo pretende que o concurso siga com uma edição por ano e passe a ser uma política de Estado.

A iniciativa do prêmio, lançado no final de 2013, é do governador Confúcio Moura. A coordenação ficou a cargo da Secretaria de Assuntos Estratégicos. A principal finalidade do evento é a valorização dos servidores estaduais e a contribuição deste nas ações do Governo. Criar espaços em que os funcionários públicos possam sugerir ideias inovadoras, com chance até mesmo de serem incorporadas no modelo de gestão.

IMG_9282

Segundo o secretário George Braga, a iniciativa do governo além de premiar, dissemina e estimula ações de modernização no âmbito do Poder Executivo, que contribuam para o aprimoramento dos serviços públicos, com soluções inovadoras e outras práticas. “Valorizar os servidores públicos na busca de soluções e de outros resultados é uma forma de aproximação e reconhecimento”, acredita a coordenadora do programa, Ceiça Pinheiro. Os dez finalistas são: Flavio Ricardo Leal da Silva; Girlei Veloso Marinho; Luis Mendes da Silva; José Alberto Oliveira de Paula Machado; Clenice Custódio Benfica; Viviane Briekoviec de Oliveira; Willian Lima Barbosa; Avelino Menezes de Carvalho Filho; Tiago José Freitas Batista; Eduardo Henrique de Oliveira. Por se tratar de um projeto pioneiro em Rondônia, sondagens preliminares feitas por organizadores esperavam um número de aproximadamente 90 a 100 inscritos. Entretanto, esta expectativa foi superada.  109 trabalhos foram inscritos.  Para 2015, a segunda edição trabalha com a hipótese de elevar o número de participantes.

Texto: Valdir Alves
Fotos: Seae