Governo de Rondônia
19/04/2024

EDUCAÇÃO

Preparação dos módulos para aposentadoria e envelhecimento saudável em Porto Velho

07 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O programa, que contou com ginástica laboral,  foi elogiado pelos participantes

 

O governo do Estado de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), encerra nesta sexta-feira (7) o Programa de Preparação para Aposentadoria e Envelhecimento Saudável (Ppaes) que foi organizado pela Gerência de Provimento, Avaliação e Saúde Ocupacional (Gpaso), e promovido pelo Núcleo de Saúde Ocupacional da Seduc (NOS/Seduc).

Aberto na quinta-feira (6) no Auditório São José, da Escola Santa Marcelina, no bairro Embratel, o programa foi direcionado aos servidores da Educação, Iperon e Polícia Militar de Rondônia, inscritos para o Ppaes.

A gerente do Gpaso, professora Benilce Matos, disse que o programa teve seu lançamento em dezembro de 2017 e vem sendo desenvolvido desde maio de 2018 e segue com encontros semestrais para aplicação de módulos de aprendizagem.

A chefe do NOS, Sirlei Barros, destaca a carga horária de 6h corridas para cada módulo, os quais buscam trabalhar os principais aspectos envolvidos no processo de aposentadoria e envelhecimento saudável, tentando orientar, acompanhar e oferecer condições mais assertivas para os servidores nesse importante momento de suas vidas.

Os critérios de participação no programa são: faltar até 4 anos para aposentar, ter idade mínima de 45 anos, ou estar aposentado a um ano.

Participantes do Programa de Aposentadoria e Envelhecimento Saudável

A assistente social Laura Cristina Rodrigues afirmou que foram aplicados seis módulos, dos oito previstos no programa. Cada módulo contou com a colaboração de profissionais especialistas nas áreas trabalhadas, e todos contemplaram os principais aspectos do processo de aposentadoria e envelhecimento saudável.

Os módulos já ministrados foram: aspecto psicológico, aspecto financeiro, aspecto de saúde e bem-estar, aspecto social, aspecto previdenciário. Os colaboradores destes foram a psicóloga da Seduc, Elizete Gonçalves;  psicóloga do Tribunal de Justiça de Rondônia, Daniela Pacher; a nutricionista do Hospital de Base, Adriana Herryg; a Educadora Física da Seduc, professora Sirlei Faial; Universa Lagos (Iperon) e o psicólogo e presidente do Conselho do Idoso, Deusdedi Rodrigues; e contou com as participação da nutricionista Rosane Reis e os estagiários Leonardo Feitos e Amanda Ariele.

Ainda estão previstos outros dois módulos para conclusão do programa, que serão aplicados em setembro de 2019, contemplando o Projeto de Vida para a Aposentadoria, onde cada participante terá a oportunidade de elaborar seu projeto de vida, de acordo com as habilidades e interesses descobertos ao longo dos dois anos de programa.

 

Leia mais:

Festival Estudantil Rondoniense de Artes com inscrições até o dia 10 de junho

Termo de Cooperação Técnica é firmado para resgatar civismo e memória de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/ Sirlei Barros
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo