Governo de Rondônia
18/04/2024

ECONOMIA

Presidente da Fiero diz que recomposição de ICMS resulta de diálogo entre poderes e setor produtivo

21 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Marcelo Thome, presidente da Fiero durante evento do Fórum dos Governadores

Marcelo Thome, presidente da Fiero durante evento do Fórum dos Governadores

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé, disse nesta sexta-feira (18) no evento que reuniu governadores do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (CBC), que a recomposição de meio por cento na principal cadeia de produtos do ICMS em Rondônia aprovada pela Assembleia Legislativa é resultado do diálogo estabelecido entre os poderes Executivo e Legislativo e setor produtivo.

“Nosso posicionamento foi e sempre será contrário a qualquer reajuste nos impostos. Entretanto, entendendo a  necessidade do governo do Estado de se preparar para enfrentar a crise, em especial no próximo ano, um ano que será difícil, porque todas as projeções são negativas, estabelecemos o canal de comunicação para encontrarmos alternativa às medidas apresentadas”, afirmou Thomé.

Marcelo Thomé explicou que tão logo soube dos projetos encaminhados pelo governo, que constatou redução de R$ 24 milhões em receitas no mês de novembro, para mudar o índice do IPVA e recompor o ICMS em 1%, procurou a Assembleia Legislativa. “O setor produtivo entendeu que isso seria inadequado já que no momento o Brasil atravessa desemprego, desaquecimento econômico, inflação. E não queremos chamar a crise para o estado de Rondônia”, disse.

Para não penalizar o setor produtivo, o dirigente da Fiero disse que foram iniciadas as conversas para que “juntos construíssemos uma proposta, um ponto harmônico que atendesse minimamente as necessidades do Estado de se preparar, de ter caixa para enfrentar o próximo ano” e ao mesmo tempo não trouxesse prejuízos em demasiado para a produção rondoniense.

“Foi uma atuação direta junto ao governo do Estado com apoio da Assembleia Legislativa, permanentemente, para que construíssemos um resultado responsável, estratégico, de proposta concreta para que não ficássemos somente na críticas ao pleito do governo”, conclui Marcelo Thomé.

Saiba mais

Após acordo, Assembleia Legislativa aprova recomposição de ICMS para Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Legislação, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo