Governo de Rondônia
25/04/2024

REUNIÃO CONSED

Presidente do Conselho Estadual de Educação de Rondônia diz que êxito do ensino requer participação de todos

25 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Presidente do Conselho Estadual de Educação, Francisca Batista

Presidente do Conselho Estadual de Educação, Francisca Batista

A presidente do Conselho Estadual de Educação, Francisca Batista, destacou nesta quinta-feira (25) a revitalização das atividades do órgão, elogiou “a abertura do canal de comunicação” entre o CEE e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), e conclamou secretários estaduais a um trabalho maior.

“Aqui em Rondônia, não somos apenas parceiros, porém, integrantes do sistema de ensino, e cada vez mais em consonância com as políticas nacionais”, afirmou, durante a solenidade de abertura da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), no Golden Plaza Hotel, em Porto Velho.

A mobilização pretendida pela conselheira se dará, segundo ela, por meio da “construção coletiva do sistema nacional, com a participação direta e ampla de órgãos normativos e executivos”. “Juntos, poderemos obter o melhor, visando os planos de educação de qualidade, atendendo às determinações constitucionais e com equidade para todos”, disse Francisca Batista.

Rondônia é um dos quatro únicos Estados brasileiros que elaboraram planos educacionais, fato destacado pelo Ministério da Educação (MEC).

Pouco antes da fala da conselheira, a secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli, elogiou o desempenho do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Antonio Idilvan de Lima Alencar. “Ele conseguiu imprimir nova cara ao FNDE, permitindo que por e-mail a Seduc saiba o andamento de obras”.

Ela também destacou a atuação do governador Confúcio Moura, afirmando que “ele é o melhor ministro da Educação que conheci. Quando visita pequenas cidades, vai logo às escolas e percorre suas dependências, da quadra ao banheiro, anotando problemas e determinando providências para solucioná-los”.

O governador disse que nasceu numa das regiões mais pobres do País [Dianópolis, no Estado do Tocantins] e elogiou a escola pública: “sou fruto da escola pública e fui salvo por ela”. Já Antônio Alencar, ex-secretário estadual de Educação do Ceará,  integrante do Consed desde 2007 e do qual foi presidente, disse que sua ideia é fazer muito mais.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Convênios, Cursos, Distritos, Educação, Empresas, Governo, Inclusão Social, Justiça, Legislação, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo