Governo de Rondônia
Quinta, 16 de setembro de 2021

REUNIÃO CONSED

Presidente do Conselho Estadual de Educação de Rondônia diz que êxito do ensino requer participação de todos

25 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Presidente do Conselho Estadual de Educação, Francisca Batista

Presidente do Conselho Estadual de Educação, Francisca Batista

A presidente do Conselho Estadual de Educação, Francisca Batista, destacou nesta quinta-feira (25) a revitalização das atividades do órgão, elogiou “a abertura do canal de comunicação” entre o CEE e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), e conclamou secretários estaduais a um trabalho maior.

“Aqui em Rondônia, não somos apenas parceiros, porém, integrantes do sistema de ensino, e cada vez mais em consonância com as políticas nacionais”, afirmou, durante a solenidade de abertura da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), no Golden Plaza Hotel, em Porto Velho.

A mobilização pretendida pela conselheira se dará, segundo ela, por meio da “construção coletiva do sistema nacional, com a participação direta e ampla de órgãos normativos e executivos”. “Juntos, poderemos obter o melhor, visando os planos de educação de qualidade, atendendo às determinações constitucionais e com equidade para todos”, disse Francisca Batista.

Rondônia é um dos quatro únicos Estados brasileiros que elaboraram planos educacionais, fato destacado pelo Ministério da Educação (MEC).

Pouco antes da fala da conselheira, a secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli, elogiou o desempenho do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Antonio Idilvan de Lima Alencar. “Ele conseguiu imprimir nova cara ao FNDE, permitindo que por e-mail a Seduc saiba o andamento de obras”.

Ela também destacou a atuação do governador Confúcio Moura, afirmando que “ele é o melhor ministro da Educação que conheci. Quando visita pequenas cidades, vai logo às escolas e percorre suas dependências, da quadra ao banheiro, anotando problemas e determinando providências para solucioná-los”.

O governador disse que nasceu numa das regiões mais pobres do País [Dianópolis, no Estado do Tocantins] e elogiou a escola pública: “sou fruto da escola pública e fui salvo por ela”. Já Antônio Alencar, ex-secretário estadual de Educação do Ceará,  integrante do Consed desde 2007 e do qual foi presidente, disse que sua ideia é fazer muito mais.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Convênios, Cursos, Distritos, Educação, Empresas, Governo, Inclusão Social, Justiça, Legislação, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe