Ruas de Presidente Médici serão sinalizadas por meio de convênio com o Detran

14 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Cruzamento da Rua Nova Brasília com a Avenida 7 de Setembro

Os dois cruzamentos mais perigosos de Presidente Médici serão bem sinalizados, após convênio firmado entre governo estadual (R$ 350 mil) e a prefeitura municipal (R$ 30 mil), para implantação de semáforos e demais sinalizações e, consequente, ordenamento do trânsito tanto para os motoristas quanto para os pedestres. Outra proposta de convênio relaciona-se à redução da incidência de acidentes de trânsito, segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), autarquia estadual e maior financiador da parceria.

Conforme as diretrizes do convênio, além dos semáforos, os cruzamentos onde os registros de desastres são os mais frequentes, de acordo com os dados estatísticos dos órgãos competentes, receberão as sinalizações verticais e horizontais – as faixas de pedestres e placas sinalizando os sentidos das vias.

O encontro da rua Nova Brasília com a avenida 7 de Setembro é um deles. Numa esquina está localizada uma instituição bancária e na outra a Escola Estadual 15 de Novembro. “O fluxo de veículos e pedestres por aqui é bastante alto e perigoso”, assinalou a prefeita Lurdinha do Sindicato, referindo-se ao movimento de veículos e pedestres nos horários bancário e escolar.

Outro cruzamento a ser sinalizado é o da rua Castelo Branco com a avenida Porto Velho. “A maior movimentação neste outro ponto é por conta da agência lotérica”, ressaltou a prefeita Lurdinha, que agradece ao governador Confúcio Moura por mais essa parceria em benefício da população.

“O Detran firma convênios com os municípios no sentido de promover a organização do trânsito e também o de reduzir os acidentes de trânsito. Estes investimentos refletem também na saúde pública”, entende o secretário executivo regional do governo, Romildo Pereira, ao acompanhar os serviços de implantação da sinalização semafórica em Presidente Médici.

O recurso do Detran destinado aos convênios com as prefeituras são independentes do repasse do Imposto de Veículo Automotivo (IPVA), que todo município tem direito e recebe regularmente todos os meses, segundo informam técnicos do órgão de trânsito estadual.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio

Convênios, Educação, Governo, Infraestrutura, Rondônia, Saúde, Segurança, Trânsito, Turismo