Governo de Rondônia
16/04/2024

FRONTEIRA

Presidente Michel Temer vai debater segurança nas fronteiras com governadores da Amazônia Legal

10 de outubro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O presidente da República Michel Temer confirmou aos governadores Confúcio Moura, de Rondônia, e Tião Viana, do Acre, que irá à capital acreana, no dia 27 deste mês para tratar de uma agenda em quem o tema predominante será a segurança pública. “Teremos um debate importante sobre o assunto que está na ordem do dia da população”, afirmou Confúcio.

Além do presidente Michel Temer, também confirmaram presença na reunião a procuradora geral da República Raquel Dodge, os presidentes do Senado Eunício Oliveira e da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, além de ministros de estado e representantes da Bolívia, Peru e Colômbia.

A capital acreana será a sede, nos dias 26 e 27, da reunião do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que congrega representantes de Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. O bloco discute temas comuns e voltados para o desenvolvimento sustentável.

Excepcionalmente, para este evento, foram convidados governadores de quase todos os estados do país. Em comum, todos levarão as preocupações que têm com a segurança pública.

A ideia de chamar Michel Temer para debater os assuntos relacionados à segurança pública, sobretudo no que se refere à fronteira, começou a ser discutido no âmbito do Fórum de Governadores da Amazônia Legal. A proposta ganhou força em setembro, quando Tião Viana e Confúcio Moura se encontraram em Diamantina/MG, onde foram homenageados com a Medalha Presidente Juscelino Kubitsckek

DEBATES

Na audiência desta terça-feira (10), no Palácio do Planalto, em Brasília, Confúcio Moura e Viana, estavam juntos para convidar o presidente Michel Temer.

“Vamos ter a oportunidade de falar de segurança pública e seus desdobramentos, como o sistema prisional, proteção de fronteiras e inteligência integrada”, anunciou o governador de Rondônia após a audiência.

Segundo Confúcio Moura, inciativas como esta permitem a reação contra a violência que atormenta a população. “Ninguém aguenta mais tanta notícia ruim”, acrescentou ele.

A reunião de Rio Branco servirá, ainda, conforme o governador de Rondônia, para mostrar o que seus colegas governadores, prefeitos e o presidente da República fazem para reduzir dos índices de violência.

“Nestes encontros, cada um assume compromissos e vamos construindo soluções”, disse o governador, que concordou com a participação dos representantes dos países vizinhos. “Eles vivem o mesmo drama que nós, com o tráfico de drogas e contrabando de armas”, concluiu.

Leia mais:
Brasil Central vai dar suporte a municípios vulneráveis e quer governo federal protegendo as fronteiras


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo