Governo de Rondônia
19/04/2024

SEGURANÇA

Presídio Ênio Pinheiro tem funcionamento normalizado após tentativa de motim

23 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Pavilhão D - Penitenciária Estadual Ênio pinheiroApós o principio de motim ocorrido na Penitenciária Estadual Ênio dos Santos Pinheiro, na manhã da quarta-feira (16), que foi contido com a ação de agentes penitenciários e auxílio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, o pavilhão D da unidade, que havia sido danificado pelos apenados foi plenamente recuperado em 2 dias e voltou a ser reocupado.

De acordo com informações do gerente regional da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), Maurício Silva, foi necessária a retirada dos 172 reeducandos para ser feita a revista de segurança pelos agentes penitenciários e a recuperação estrutural de todo o local. Como medida emergencial e administrativa, a Sejus ocupou provisoriamente as dependências da nova Penitenciária Estadual Aruana, inaugurada no final de março.

O gerente explica que foi preciso levá-los para lá, visto que é um espaço que garantia segurança e conforto para todos, pois o quantitativo de apenados que ficam no pavilhão D do Ênio Pinheiro é significativo, por ser uma espécie de semi-aberto. O local ficou danificado para uso e não haviam vagas em outras unidades para recebê-los. Após o reparo estrutural e garantidas as medidas de segurança, todos retornaram para o Ênio Pinheiro. “Retiramos todos os apenados e levamos para o presídio novo e procedemos todo o reparo estrutural do ambiente danificado. Após isso, os reeducandos foram levados para a unidade de origem, explica Silva.

Silva ainda comentou a fuga de um apenado durante toda essa situação. “Em todo esse episódio não tivemos ocorrência de feridos ou óbitos”, destaca. Durante esta tentativa de motim só ocorreu à fuga de um apenado “cela livre”, Jhone Vitor Bezerra, 23 anos, que auxiliava nos trabalhos de limpeza no presídio novo e aproveitou a ocasião para evadir da unidade. “Nesta situação a polícia militar e polícia civil já estão nos auxiliando para a captura do mesmo, que acontecerá em breve e ele perderá benefícios por ter cometido esta falta grave”, finaliza.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Celene Gomes - Assessoria Sejus
Fotos: Celene Gomes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Justiça, Segurança, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo