Governo de Rondônia
23/04/2024

QUALIDADE DE ENSINO

Primeira colocada no Enem em Pimenta Bueno, Escola Raimundo Euclides Barbosa intensifica projetos educacionais

25 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Raimundo Euclides têm aprendizado diferenciado

Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Raimundo Euclides têm aprendizado diferenciado

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Euclides Barbosa, em Pimenta Bueno, tem investido bastante na otimização da qualidade de ensino, principalmente no ensino médio. O efeito do investimento apareceu no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): a escola ficou em primeiro lugar entre todas as escolas públicas do município. A conquista da classificação se deu através da intensificação de diversos projetos educacionais desenvolvidos no ensino médio.

Uma sala específica e devidamente equipada foi destinada para a elaboração destas atividades. A coordenadora, professora Socorro Lustosa, explica que um dos projetos desenvolvido é o ‘Tela Literária’, já trabalhado em 2014, mas que este ano foi reeditado e realiza encontro semanais para estimular a leitura e a análise das obras literárias brasileiras e portuguesas com o auxilio de ferramentas digitais. “O projeto desenvolve nos alunos a habilidade de serem coautores da própria aprendizagem, selecionando informações e reescrevendo textos”, afirma.

Além do ‘Tela Literária”, surgiram outros projetos para cada segmento de alunos.

O Projeto “Múltiplos Olhares”, destinado aos alunos que gostam do universo fotográfico; o “Vanguarda”, que promove o lado analítico dos alunos com objetivo de entender a arte; o “Desvendando o direito”, propondo a trabalhar os conceitos básicos do ordenamento jurídico; o “Cine Cultura”, que desenvolve o senso crítico, estético e cultural a partir do cinema.

“Conversas cruzadas” é o projeto que permite os jovens ter debates sobre assuntos de relevância local e mundial, expondo suas ideias através de perguntas. E o ‘Toda Poesia’ pretende familiarizar o aluno com a linguagem poética.

Professores se empenham na elaboração de projetos que trabalham com habilidades e competências dos jovens

Professores se empenham na elaboração de projetos que trabalham com habilidades e competências dos jovens

Além desses projetos, outros estão em fase de elaboração, como o uso de ferramentas e mídias digitais, planejamento e empreendedorismo, entre outros na área de exatas. Socorro informa que as primeiras oficinas destes novos projetos devem acontecer no segundo semestre deste ano.

A coordenadora conta que toda essa programação não aconteceria sem o empenho do corpo docente, voluntários e membros da comunidade. “Essas oficinas são necessárias para que as competências e habilidades dos jovens sejam desenvolvidas e aproveitadas de forma eficaz e efetiva”, comenta.

Os projetos em desenvolvimento possuem páginas no Facebook para postagem de conteúdos, compartilhamentos de experiências e divulgação das atividades elaboradas. Elas podem ser acompanhadas pela página da escola nesta rede social.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria Seduc
Fotos: Escola Estadual Raimundo Euclides Barbosa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo