CONFERÊNCIA SAÚDE

Primeira Conferência Estadual de Vigilância em Saúde vai debater propostas apresentadas por municípios, em Porto Velho

03 de outubro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde que será realizada em Porto Velho no período de 9 à 11 deste mês vai reunir representantes de todos os municípios de Rondônia que realizaram no período de 01 à 15 de agosto deste ano as Conferências Municipais. Segundo a diretora executiva da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Tânia Medeiros de Castro Souza, durante a Conferência Estadual serão debatidas as propostas aprovadas nos municípios, e as que forem aprovadas na Conferência Estadual serão levadas para a Conferência Nacional, que será realizada em Brasília nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro próximo.

Tânia Medeiros – diretora exeutiva da Agevisa destaca importância da Conferência

Tânia Medeiros disse que é a primeira vez que será realizada no Brasil a Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, onde serão debatidas as propostas de cada estado conforme a sua realidade. “Inicialmente os municípios debateram suas realidades e aprovaram as propostas, que serão discutidas na Conferência Estadual, que posteriormente serão levadas para serem defendidas no encontro nacional”, destacou a diretora executiva.

Tânia explica que a Vigilância em Saúde tem 47 programas que são divididos em quatro eixos: Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância da Saúde do Trabalhador.

A atenção básica que compreende de baixa e média complexidade são de responsabilidade dos municípios e as de alta complexidade dos estados. E todos os atendimentos, realizados tanto pelos municípios quanto pelo estado, têm que ser informados ao Ministério da Saúde por meio dos sistemas. “São através dessas informações que o Ministério da Saúde traça políticas de trabalho de combate as doenças e disponibiliza recursos para que estados e municípios desenvolvam suas ações”, afirmou.

Por isso a importância das conferências no âmbito municipal, estadual e nacional, pois todos esses assuntos serão discutidos e debatidos dentro da realidade de cada região, disse a diretora executiva da Agevisa. A Conferência Estadual de Vigilância em Saúde é realizada pelo Conselho Estadual de Saúde em parceria com a Agevisa. A abertura da Conferência será no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho, no dia 09, a partir das 19h. Estarão presentes no evento cerca de 220 delegados eleitos nas conferências municipais. O evento também será aberto ao público.

Na terça-feira (10) a partir das 8h à Conferência segue no Rondon Palace Hotel com a seguinte programação:

8h – Leitura e aprovação do regimento

8h30 – Eixo 1 – O lugar da Vigilância em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Expositor: Wanderley Gomes da Silva – CNS. Coordenadores de mesa: Arlete Baldez – Agevisa

9h30 – Debate

10h – Eixo 2 – Responsabilidade do Estado e dos governos com a Vigilância em saúde.

11h – debate

12h – Almoço

14h – Eixo 3 – Saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologias na Vigilância Sanitária. Expositora: Raquel Ribeiro Bittencourt – diretora de Vigilância Sanitária de Florianópolis – SC. Coordenadores de mesa: Maria Augusta Ramalhaes.

15h – Debate

15h30 – Coffee break

15h45 – Eixo 4 – Vigilância em Saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde. Expositor: Menezes de Souza – CNS. Coordenadores de mesa: Cesarino Junior Lima Agrigio.

16h45 – Debate

17h30 – Encerramento.

Na quarta-feira (11)

8h – Palestra motivacional. Expositora: Margarida Lima.

8h40 – Trabalhos em grupos

Eixo 1 – O lugar da Vigilância em saúde no SUS. Facilitadores: Maria Augusta Ramalhaes e Lidiane Pereira S. Marques.

Eixo 2 – Responsabilidade do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde. Facilitadores: Kerry Alesson Souza de Almeida e Cleidineia Marciana do Amaral.

Eixo 3 – Saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologias na Vigilância em saúde. Facilitadores: Sandra Vidal

Eixo 4 – Vigilância em Saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde. Facilitadores: Jaumir Marques Ferreira.

12h – Almoço

14h – Plenária Final