Governo de Rondônia
28/03/2024

IPERON

Primeira etapa do projeto conhecendo o Instituto de Previdência de Rondônia é concluída em Cacoal

16 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Depois dos servidores estaduais das cidades de Ariquemes e Ji-Paraná conhecerem o Projeto Conhecendo o Iperon [Instituto de Previdência de Rondônia], na quarta-feira (14) foi a vez de Cacoal. A apresentação aconteceu no plenário da Câmara Municipal, onde a presidente do Iperon, Maria Rejane Sampaio dos Santos Vieira, abordou o tema  Modernização e a Unidade Gestora Única do Estado de Rondônia.

Presidente do Iperon Maria Rejane falou sobre modernização e a unidade gestora única

A princípio ela fez uma breve preleção sobre a meta da carteira que seria 3.04 e no mês de abril superou alcançando 4.72. Os rendimentos no mês de abril no fundo financeiro foram de R$ 1,068 bilhão e no fundo capitalizado foram de R$ 779 milhões. Segundo ela, o fundo capitalizado implica na exigência de constituição de reservas, as quais devem ser aplicadas no mercado de acordo com as diretrizes do conselho monetário nacional.

A presidente falou ainda sobre Governança Corporativa nos âmbitos institucional, interno, dos usuários e relacionamentos externos. Segundo ela, a Governança Corporativa é um conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como a entidade é dirigida, administrada ou controlada. “Os RPPS [Regimes Próprioas de Previdência Social] devem buscar construir um modelo de gestão baseada na Governança Corporativa”, disse Rejane.

Ela também apresentou a tabela do que já foi implantado no Iperon e do que estar por vir, destacando a regulamentação e definições do RPPS, que possui caráter contributivo e é regido pelo princípio do equilíbrio financeiro e atuarial.

Dando continuidade, a diretora de Previdência, Universa Lagos, apresentou o tema Concessão de Benefícios Previdenciários, destacando os documentos comuns para aposentadorias voluntária por idade e tempo de contribuição compulsória e por invalidez.

Em Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal participaram servidores das Secretarias Estaduais de Justiça (Sejus), Educação (Seduc), Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Finanças (Sefin) e da Saúde (Sesau), além do Iperon, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Defensoria Pública (DPE), Departamento de Trânsito (Detran), Ministério Público (MPE), Agência de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Corpo de Bombeiro e Polícia Militar (PM).

Para a sargento do Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná, Marylay Luz Silva, disse que pode esclarecer dúvidas a cerca do benefício de aposentadoria e demais benefícios previdenciários, quanto ao trâmite de processos no Iperon. “A apresentação atingiu os objetivos uma vez que todas as perguntas foram respondidas pela equipe. Contribuiu para o nivelamento das informações a ser repassadas aos RHs [Recursos Humanos] de todas as secretarias. Também foi esclarecido sobre os regimes e a implantação da previdência complementar em Rondônia”, destacou Marylay Silva.

De acordo com o professor de Cacoal, Dilson Monteiro, o projeto mostrou a solidez do Instituto de Previdência.

A próxima etapa do Projeto Conhecendo o Iperon será realizada na quarta-feira (21) em Rolim de Moura, quinta-feira (22) em Vilhena e dia 26 em Guajará-Mirim.

Leia Mais:

Projeto Conhecendo o Iperon é apresentado aos servidores do setor previdenciário do estado em Ariquemes


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jêile Schwambach
Fotos: Jêile Schwambach
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Previdência, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo