Governo de Rondônia
19/04/2024

INOVAÇÃO

Primeira incubadora de empresas do governo de Rondônia será lançada em 2019 e apresenta concurso para escolha do nome

15 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A ideia de uma incubadora é criar um ambiente profissional para que ideias se transformem em empresas.

A primeira incubadora de empresas gerenciada pelo governo de Rondônia está prevista para ser lançada ainda em 2019 em Porto Velho. Sob responsabilidade da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), o projeto já teve recursos liberados pelo Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder) e abre concurso para que a sociedade possa escolher o nome até o dia 22 de julho. As sugestões podem ser feitas por meio do formulário online.

As sugestões serão recebidas por uma comissão interna que avaliará os próximos passos para a escolha do nome. A participação na sugestão do nome é voluntária e não acarreta nenhuma obrigação por parte da Sedi, que poderá utilizar ou não as sugestões.

A incubadora terá como finalidade captar startups, transformando-as em empreendimentos sólidos. Os primeiros editais serão lançados ainda esse ano e empreendedores criativos de toda Rondônia poderão se inscrever para apresentar seus projetos de negócios que ampliem positivamente a economia estadual, além de desenvolver a sociedade local como um todo.

Sabendo das dificuldades para começar um novo negócio, uma incubadora de empresas orienta e capacita tecnicamente pessoas com ideias criativas para novos empreendimentos, ajudando a estruturar a equipe, fazer um plano de negócios e conectar com possíveis investidores.

“A incubadora pega as ideias e transforma em produtos, e esses produtos viram empresas para trazer resultados, rentabilidade, renda, emprego e também arrecadação para os cofres públicos”, ressalta Thalles Gomes, o coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedi.

A incubadora será localizada no primeiro andar do Porto Velho Shopping. Além da assessoria técnica, os projetos escolhidos vão ter um espaço para reunir a equipe e ter apoio gerencial, com internet de alta velocidade, sala de reuniões, áreas comuns de trabalho, oficinas, auditórios e outras dependências.

Quase 25% das pequenas e microempresas criadas no país não sobrevivem aos dois primeiros anos de vida segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em contraste, as empresas apoiadas por incubadoras têm conseguindo uma menor taxa de mortalidade inicial.

Informações sobre os próximos passos da criação da incubadora serão veiculadas no site da Sedi e na página no Facebook.

Leia mais:

Conselho de Desenvolvimento libera mais de R$ 300 mil para implantação de incubadora de empresas e concede incentivos tributários

Rondônia passa a integrar Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Novas fronteiras do desenvolvimento rondoniense foram destaques na 8ª Rondônia Rural Show


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Devanil Júnior
Fotos: Divulgação Sedi
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Educação, Empresas, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo