Governo de Rondônia
25/04/2024

AGRONEGÓCIO

Primeira rodada de negócios da Rondônia Rural Show 2018 reúne mais de 60 empresas em Machadinho do Oeste

02 de março de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Aberta nesta quinta-feira (1), no Parque de Exposição da Associação dos Agropecuaristas de Machadinho do Oeste (AAMA), a 1ª Rodada de Negócios que antecede a 7.ª Rondônia Rural Show reuniu agricultores, autoridades, organizadores, convidados e sociedade em geral. Em parceria com agentes financeiros, extensionistas da Emater-RO receberam agricultores interessados na contratação de linhas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O evento reuniu 67 empresas de implementos e serviços voltados para o segmento agropecuário.

Oportunidade de crédito e fomento para a região.

A primeira rodada de negócios deste ano, segundo no município, está sendo realizada em conjunto com 1.ª Agroshow de Machadinho do Oeste e contou com a união de forças da AAMA, Associação Comercial de Machadinho do Oeste (Acema), Emater-RO e Prefeitura. Enfatizando essas parcerias e outras, entre as diversas instituições, o presidente da AAMA, vereador Enoque Dionísio, ressaltou que a força do município de Machadinho do Oeste está na agricultura. “O município precisa do agricultor familiar assim como precisa do grande agricultor, do pecuarista”, disse.

A presidente da Acema, Madalena Teresinha Strack Petyk, ressaltou a união pessoal de todos na realização do evento, enfatizando o empenho do gerente local da Emater-RO, Alessandro Petralli. Emocionada, disse ser esse um sonho que se realiza. Representando os empresários presentes no evento, o diretor de um grupo empresarial, Denis Fardin, salientou que “a gente só traz grupos de empresas onde tem pessoas que acreditam e Machadinho do Oeste acredita no agronegócio”.

A presidente da Emater-RO, Albertina Marangoni Bottega prestigiou o evento dizendo ser esse um importante evento para o fortalecimento dos agricultores, especialmente os da agricultura familiar. “Com essa ação o governo está oportunizando propostas de crédito e fomentando a região”, disse na oportunidade, agradecendo a todos os parceiros que se empenharam para que o evento fosse realizado.

Serviços da Emater-RO à disposição do agricultor.

Parabenizando Albertina e as mulheres que se dispõem a dirigir empresas e instituições, a deputada federal Marinha Raupp diz que seu trabalho, assim como o do senador Valdir Raupp sempre foi o de “buscar o avanço na parceria entre governo federal, governo estadual e municípios no fortalecimento da agricultura. Na oportunidade ela elencou as ações que se encontra em tramitação, a exemplo dos problemas das estradas que dificultam o escoamento da produção e a busca por energia de qualidade junto à Eletrobrás.

O secretário adjunto da Seagri e coordenador da Rondônia Rural Show, José Paulo Gonçales, disse estar satisfeito com as rodadas de negócio, desde a primeira, no ano passado, que foi realizada de forma mais simples, mas com muita recepção e destacou o crescimento do Machadinho do Oeste que hoje é o maior produtor de inhame, tem destaque na produção de leite e que vem agora investindo a soja. Finalizando os pronunciamentos, o prefeito Eliomar Patrício, de Machadinho do Oeste, exaltou o trabalho de assistência técnica da Emater-RO. “Sem assistência técnica não é possível Machadinho avanças na tecnologia. Machadinho do Oeste precisa da Emater.”

Findada a solenidade de abertura, as pessoas presentes foram convidadas a conhecer os estandes presentes no evento. Agricultores tiveram à sua disposição os serviços da Emater para elaboração de projetos e contratação das linhas de crédito para custeio e investimento em suas propriedades, enquanto 67 empresas ofereciam seus produtos.

Também prestigiaram o evento a secretária regional do governo para Jaru e região, Nadia Eulália Antunes, representando o governador Confúcio Moura, os deputados estaduais Adelino Folador, Ezequiel Junior e Saulo Moreira, além de outras autoridades e convidados.

Leia mais:
Vice-governador visita embaixadas em Brasília para divulgar a Rondônia Rural Show


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Wania Ressutti
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária


Compartilhe


Pular para o conteúdo