CAPACITAÇÃO

Primeira Semana de Enfermagem Integrada discute a contribuição do profissional para o fortalecimento da saúde

30 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Semana de Enfermagem Integrada

Foi aberta nesta quinta-feira (29), a I Semana Integrada de Enfermagem, o intuito do evento é promover a atualização dos profissionais que atuam no Pronto Socorro e João Paulo II e Serviço de Atendimento Móvel (Samu), além de discutir a contribuição da enfermagem para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária adjunta de Saúde do Estado, Katiane Maia,que também é enfermeira, lembrou que os profissionais da área estão presentes em todas as etapas do atendimento ao paciente. “Eu costumo dizer que, quando se tem amor pelo que faz, é o que faz toda a diferença. Nós, enfermeiros, nascemos com esse dom de amar ao próximo, e no meio do caminho nos profissionalizamos”.

“As novas tendências do atendimento pré hospitalar” foi um dos temas abordados pelos   enfermeiros Sérgio Martuchi e Marcus Aurélio da Silva, que fazem parte da Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). ” Entre vários temas vamos falar sobre quando usar o colar cervical na remoção do paciente para evitar lesões mais graves na coluna, é de suma importância para o profissional essa atualização porque sempre há mudanças, e também vamos tratar sobre o que existe de novo na avaliação do paciente que está em coma”.

A semana integrada é promovida pelo Núcleo Educação Permanente (NEP) do Hospital João Paulo II, Centro de Educação Técnico Profissional da Área de Saúde (Cetas), e NEP do Samu de Porto Velho.

A gerente de enfermagem do JPII, Christianne Chiarelli, destacou a importância dessa integração. “Eu acho importante essa integração entre o Samu, que é um atendimento pré-hospitalar, e João Paulo II, que recebe o paciente que o Samu resgatou para uma melhor assistência ao paciente”.

Além da adjunta da Sesau, também participaram do evento, a secretária Municipal de Saúde, Eliana Pasini; Sílvia Neves, presidente do Conselho Estadual de Enfermagem (Cofen); o diretor do João Paulo II, Carlos Eduardo Araújo.

O evento continua nesta sexta-feira 31, no auditório da Uniron do Porto Velho Shopping até as 17h30, com ciclos de palestras.