GESTÃO CULTURAL

Primeiro Encontro Estadual de Gestores Culturais de Rondônia é realizado em Ariquemes

01 de novembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

A Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Ariquemes (Funcet) realizou na quinta-feira (25), o primeiro Encontro Estadual de Gestores Culturais de Rondônia. O evento foi realizado no Centro Cultural Lidio Sohn, em Ariquemes, e contou com a participação de agentes dos municípios de Porto Velho, Jaru, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Costa Marques, Teixeirópolis, Pimenta Bueno, Alvorada do Oeste e Vilhena.

Na abertura, os participantes prestigiaram a apresentação musical dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ariquemes. Enquanto a mesa de debate foi composta por representantes da Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funer), Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea/Unir), Fundação Cultural de Ji-Paraná e Movimento Pró-Cultura RO.

Os temas debatidos pela mesa foram: “Gestão Cultural: Experiências de Sucesso (Estrutura e funcionamento da Fundação Cultural de Ji-paraná)”, “Cultura em Movimento: Desenvolvimento Cultural a partir da mobilização dos artistas”, “Estado da arte: Das políticas culturais em Rondônia entre os anos de 2015-2018” e “Órgãos gestores de cultura. Por que? Para que?”.

Mesa debateu sobre políticas públicas, desenvolvimento cultural e experiências de sucesso

Fabiano Barros, presidente da Funcer que tratou o tema “Estado da arte”, considerou o encontro positivo pela oportunidade de aliar o poder público, artistas, gestores e produtores culturais rondonienses em consonância na construção de uma política eficiente para a cultura. “O estado já fez boa parte do seu trabalho criando e consolidando leis de incentivo por meio do sistema estadual de cultura que compreende o fundo estadual de cultura e o plano estadual. Agora a maior missão desse grupo formado pela sociedade e pelo poder público é fazer valer as leis vigentes e assim trabalhar os instrumentos legais para que a cultura de Rondônia tenha a atenção e importância que merece”, declarou.

Já o superintendente da Sejucek, Rodnei Paes, destacou a importância do encontro para a cultura do estado. “Temos aqui gestores municipais, produtores culturais discutindo política pública. A cultura por por si só é muito bonita, mas precisamos de políticas efetivas na esferas municipal, estadual e até mesmo federal para que a valorização e o reconhecimento da cultura de Rondônia e do país prevaleça. Quando trazemos a discussão para a mesma mesa possibilitamos a troca de experiência e o aproveitamento de boas ideias em diferentes municípios e sabemos que a cultura gera economia e, se soubermos explorar bem o teatro, a dança, o artesanato, por exemplo, conseguiremos contribuir com esse movimento, portanto reunir gestores e produtores culturais é a prova do amadurecimento do poder público em relação à cultura”, enfatizou.

A artesã carioca Suelen Santos Oliveira que atua nas áreas de artesanato, moda alternativa e atividades circenses contou que o evento colaborou para que produtores e a população rondoniense possam entender como funcionam os mecanismos da gestão cultural. “Vimos aqui como podem ser elaborados projetos, como funciona a área cultural de uma cidade ou estado e como os artistas podem estar envolvidos e apresentar suas artes de forma clara e levá-las aos lugares onde vivem e passam. Rondônia em comparação ao Rio de Janeiro, demonstra grande apoio às ideias e seus atores artísticos e uma das alternativas apresentadas foi o incentivo fiscal, que dá aos empresários meios para que possam promover mais atividades artísticas e assim incentivar o cidadão e produtores culturais a participar mais desses movimentos”, destacou a artesã.

Thiago Flores, prefeito de Ariquemes, disse que o encontro é um marco para a cultura rondoniense. “Desejamos que os trabalhos de toda equipe técnica rendam bons frutos e que as boas práticas compartilhadas aqui cheguem aos municípios, construindo assim uma cultura fortalecida em todo o Estado de Rondônia”, finalizou o prefeito.

Ao final foi aberta uma roda de discussões e os participantes puderam interagir com os temas em destaque no encontro. O encerramento das atividades reuniu os participantes num almoço no Parque Botânico Municipal de Ariquemes.

Texto: Uill Alves
Fotos: Uill Alves