Governo de Rondônia
25/04/2024

DÊ UM PULO NO HEMOCENTRO

Solidariedade no carnaval

14 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Realização do Governo da Cooperação, através da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron)  com o apoio da Superintendência Estadual de Cultura (Secel), o primeiro grito de carnaval de 2015 acontecerá nesta quinta-feira (15), no Espaço Alternativo.

A iniciativa tem como meta manter o estoque de sangue para atender demandas nos períodos das férias e nos dias de folia. A Secel apoia o evento oferecendo tendas, carro de som e também apoia na logística das escolas de samba e blocos carnavalescos que irão fazer a folia de quem comparecer para doar  sangue.

1888600_772767122752595_1702662846_nA média diária de coletas em Porto Velho não ultrapassa 50 bolsas. Agora, com as férias, segundo o Serviço Social do Hemocentro, houve queda significativa nas doações.

Ainda na programação do evento o Detran fará blitz educativas, com intuito de informar motoristas a respeito do período festivo e a incidência de acidentes causados por quem ingere bebida alcoólica, e dirige.

Salvar vida é a pauta. Voltado para a responsabilidade social, o Governo Estadual trabalhará também com outras frentes. É o caso do combate a violência sexual  contra crianças e adolescentes, que segundo informações da Secretaria de Assistência Social, com a aproximação do carnaval aumento o número de abuso e exploração.

Já a Superintendência da Paz (Sepaz) fará o trabalho de conscientização sobre os riscos do consumo de drogas e seus funcionários distribuirão material informativo.

“É uma honra contribuir para mais um evento de grande importância para os rondonienses. Esse primeiro grito de carnaval não só vem para alegrar quem estiver ali presente, como também, fará a alegria de quem precisar de uma das bolsas de sangue do Hemocentro”, comentou a gerente financeira e administrativa da Secel, Carmélia Cardoso.  Ela convida a todos para que doem sangue amanhã, no Espaço Alternativo. “É rápido, prático e de grande importância”, apelou.

6 - Sangue-Bom (9)DOAÇÃO DE SANGUE

► Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, no mínimo 50 kg e portar documento de identificação com foto, por exigência do Ministério da Saúde (MS).

► No caso dos menores de 18 anos é necessário estar acompanhado dos pais ou portar documento de identificação oficial e original dos pais, além de autorização formal.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Leandro Morais
Fotos: Lúcia Reis e Decom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo