EDUCAÇÃO SANITÁRIA

Primeiro Seminário de produção e defesa agropecuária acontece neste sábado em Nova Brasilândia do Oeste

11 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Produtores rurais poderão participar do I Seminário de Produção e Defesa Agropecuária no neste sábado, 12. O evento ocorrerá no Assentamento Paulo Freire Agrovila, no município de Nova Brasilândia do Oeste. O seminário tem o objetivo de informar sobre defesa sanitária animal e vegetal e suas relações com a produção agrícola, além de mostrar a importância da defesa agropecuária para a população.

No seminário haverá palestras sobre a importância da defesa sanitária animal na sociedade; agroecologia; sistema de cooperativismo (Sicoob); e, defesa sanitária vegetal no Estado. O evento tem previsão de começar às 7h30 e ser encerrado ao meio-dia.

Segundo o chefe da Unidade da Idaron de Castanheiras, Nestor Marinho, a área onde ocorrerá o seminário está localizada em Nova Brasilândia do Oeste, mas é mais próxima de Castanheiras, por isto que esta Unidade está coordenando o evento.

A região é de projetos de assentamentos rurais, envolvendo os assentamentos Paulo Freire 1 e 2; Bela Vista; e, Oziel dos Carajás. “Há carência de informação nesta região e distância da Agência Idaron, que algumas vezes é vista como entrave na produção”, conta o chefe.

De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Educação Sanitária da Idaron, Dalmo Bastos Sant’Anna, o objetivo do Programa é levar ao produtor rural conhecimento sobre a legislação e importância da área sanitária animal e vegetal. “Mostramos ao produtor o que a legislação determina que deve ser feito e o que é proibido”.

O Seminário conta com o apoio do Sicoob Credip (Agência de Castanheiras); Escritório da Emater de Castanheiras; Prefeitura Municipal; Associação Comunitária de Produtores Rurais São Marcelino; e, Fazenda Glades.

Texto: Amabile Casarin

Agricultura, Agropecuária, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade