Asfalto novo

Principais avenidas de Buritis receberão asfalto novo

04 de julho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Na próxima segunda-feira (07-07) o governo estadual iniciará a recuperação (com drenagem e asfaltamento) das avenidas Porto Velho e Ayrton Senana, em Buritis. As duas avenidas têm importância direta na economia de Buritis, haja vista que mais de 90% dos comércios da cidade estão instalados nestas vias, conforme o presidente da Associação Comercial e Industrial de Buritis (Acib), Valtair Fritz. As duas vias têm o total de 9,2 km de extensão, em pista dupla. Na obra serão investidos cerca de R$ 3 milhões.

0s asfalto

Governador mostra ordem de serviço para o asfalto (Foto Mateus Andrade)

A assinatura da ordem de serviço autorizando a empresa a dar início aos trabalhos ocorreu manhã desta sexta-feira (04-07), na região central da cidade. Assinaram o documento o governador Confúcio Moura, o diretor-executivo do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), Rodrigo Viana, e o prefeito Antônio Correa da Lima, o Toninho Correa.

Avenidas já receberam drenagem (Foto Cleiton Soares)

Confúcio Moura disse que restaurar as avenidas Porto Velho e Airton Senna era questão de honra, pois havia firmado compromisso com a população do município. “Essas vias deveriam ser o cartão postal de Buritis, mas estão completamente deterioradas. Mas esse problema está com os dias contados”, afirma o governador.

Rodrigo Viana, diretor-executivo do DER, afirmou que o governo estadual tem feito de Buritis um imenso canteiro de obras, se referindo, em especial, aos 15 km de asfaltamento de ruas que são executados na cidade, pelo Projeto Asfalto Bom, e à construção de uma mega praça no entorno do Igarapé Central, que está sendo revitalizado e urbanizado.

A implantação de uma Residência Regional do DER em Buritis também foi destacada por Viana como um dos pontos fortes de atuação do governo na região. “Agora, as máquinas estão próximas e os trabalhos são realizados com maior rapidez, sem depender do transporte de máquinas do município de Ariquemes”, detalhou.

Além disso, frisou o diretor, o município logo será contemplado com a construção de um Centro de Desporto e Lazer (Cedel) e com uma Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp). “Tenho certeza que nunca se investiu tanto aqui em Buritis”, complementou.

O prefeito Toninho ressaltou que o governo do estado tem dado atenção especial a Buritis e agradeceu a paciência da população por esperar a hora certa para o início da recuperação das avenidas.  “As chuvas terminaram atrasando os serviços, mas agora tudo será resolvido”, comemorou Correa.

Altair Fritz, da Associação Comercial e Industrial, disse que a economia do município passa pelas avenidas Porto Velho e Ayrton Senna. “Essas vias dão acesso aos quatro cantos de Buritis. É o coração da cidade e até quem mora na zona rural é obrigado a passar por elas”, afirma Fritz.

O presidente da Acib assegura que a restauração com drenagem das avenidas Porto Velho e Ayrton Senna é hoje o maior sonho da população de Buritis. “As pessoas de fora não têm ideia do grau de importância dessa obra para o município. Boa parte das águas das chuvas escoam por essas avenidas, causando a alagação dos comércios. Para todos nós o mais importante é a drenagem que foi iniciada”, ressalta.

Texto: Nilson Nascimento- Assessoria DER
Fotos: Mateus Andrade e Cleiton Soares