Governo de Rondônia
17/04/2024

DIREITOS DO CONSUMIDOR

Procon autua empresa que fornece energia elétrica em Rondônia

15 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Presença dos fiscais se deu no momento em que foi solicitado por meio do 151.

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Rondônia emitiu um auto de infração contra a empresa fornecedora de energia elétrica do estado, no último dia 6, após denúncia de um consumidor de Porto Velho, por meio do canal de atendimento 151.  O auto de infração foi emitido porque a companhia negou ao consumidor o direito de análise de débitos dos últimos 60 meses.

Com pedido negado, o advogado que acompanhava o consumidor na empresa acionou o Procon e solicitou a presença dos fiscais do órgão de defesa no estabelecimento.

Diante da constatação dos fatos, fiscais do Procon instauraram processo, por meio de um auto de infração. A concessionária tem 10 dias para protocolar defesa.

“Esse foi o primeiro auto de infração contra a concessionária de energia aqui no Estado, tendo em vista que há décadas de existência do Procon nenhuma outra gestão teve a ousadia de colocar em prática a gerência de fiscalização”, explica Estevão Ferreira, o coordenador do Procon.

O órgão adquiriu este ano o poder de polícia com a capacidade de aplicar autos de infração, segundo o coordenador, com a gestão do governador Marcos Rocha e do apoio da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), por meio do superintendente Sérgio Gonçalves. Esse novo tipo de documento constatam as transgressões na legislação e pode resultar em multas.

O Procon orienta ao consumidor ao sentir lesado, que denuncie ao Procon, seja no balcão de atendimento que fica no Tudo Aqui da Avenida Sete de Setembro ou pelo telefone 151 e pedir a presença dos fiscais no local. É importante que o cidadão esteja presente com nota fiscal e fotos comprobatórias.

Leia mais:

Pedido de abertura de ação coletiva do Procon ao Ministério Público contra distribuidora de energia atende cerca de 1,5 mil reclamantes só em Porto Velho
 Agentes de Fiscalização do Procon recebem capacitação em Alagoas e já apresentam resultados


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Devanil Júnior
Fotos: Devanil Júnior
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Empresas


Compartilhe


Pular para o conteúdo