Governo de Rondônia
Domingo, 15 de dezembro de 2019

CAMPANHA

Procon promove negociação de dívidas entre consumidores, bancos, financeiras e distribuidora de energia em Porto Velho

19 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Três guichês no segundo piso estão destinados ao atendimento sobre bancos e financeiras

 

Nesta quinta e sexta-feira (19 e 20), o Serviço de Proteção ao Consumidor em Rondônia (Procon) promove em Porto Velho a Campanha de Negociação de Dívidas com Bancos, Financeiras e de Energia Elétrica. Das 7h30 às 18h, somente na unidade do Procon da capital, os consumidores com débito reconhecido devem procurar o órgão para regularizar a situação de negativismo com as empresas.

“A campanha tem justamente o viés de buscar auxiliar o consumidor que está endividado com essas instituições, e que o cidadão possa reaver seu crédito na praça”, explica o coordenador estadual do Procon, Estevão Ferreira. Um dos maiores problemas contatados pelo órgão, segundo ele, é o endividamento por falta de alternativa ou formas de negociação convenientes para ambas as partes.

A expectativa de público no primeiro dia é que até 150 pessoas procurem o Procon para fazer a negociação. Guichês do segundo andar do prédio, onde o órgão está instalado foram especialmente designados para o atendimento aos consumidores em dívidas com bancos ou financiadoras. Já para a empresa Energisa, distribuidora de energia elétrica do estado, uma sala foi disponibilizada no terceiro andar para a negociação.

Alexandre conseguiu parcelar a dívida de energia elétrica, após várias tentativas anteriores

O agente de portaria, Alexandre dos Santos se sentiu beneficiado com a campanha. “Eles [Energisa] trocaram meu medidor de energia, e desde então, já com dois meses, não constava meu consumo, e eu fui várias vezes atrás de resolver, tanto por telefone quanto pessoalmente. Agora recentemente chegaram dois talões, com vencimento para o mesmo dia, cada um com um valor diferente. Fui lá tentar parcelar, não consegui. Ainda bem que aqui foi possível e eu consegui resolver de uma vez por todas o problema”, conta o consumidor.

No segundo dia, a expectativa é que a campanha alcance mais 250 a 300 consumidores, estimando uma média de 400 pessoas a serem beneficiadas com as negociações. Fora isso, o Procon continua com o atendimento normal, inclusive nos dias de campanha. Para fazer a negociação, o coordenador orienta que o consumidor compareça munido de cópias e documentos pessoais originais, como RG e CPF, além de comprovante de endereço e cópia de extratos e contratos (caso seja com bancos e financeiras), e os talões atrasados em caso de energia elétrica.

Leia mais:

 Empresas de telefonia lideram ranking de reclamações no Serviço de Proteção ao Consumidor

 Em ação conjunta para apurar denúncias, ANP, Procon e Ipem não constatam irregularidades em combustíveis de Porto Velho

 Procon vai fiscalizar cumprimento da lei que obriga inserção do símbolo do autismo em placas preferenciais em Rondônia

 Procon fiscaliza postos para combater abuso nos preços de combustíveis em Rondônia

 Procon-RO orienta vítimas do golpe das passagens aéreas e aos pais de alunos sobre lista de materiais escolares


Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Empresas, Energia Elétrica, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe