20/04/2024

EFICIÊNCIA

Produtividade da Polícia Civil é destaque na Regional de Cacoal

02 de março de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Dados foram apresentados em Cacoal nesta quinta

O trabalho realizado pela Polícia Civil de Rondônia tem chamado a atenção no interior do estado. Os avanços tecnológicos e os investimentos em equipamentos que garantem inovações em relação às provas técnicas, somado ao trabalho árduo e eficiente dos servidores da Polícia Civil tem apresentado números que impressionam, desde a redução no número de homicídios e principalmente em relação alta resolutividade de crimes. Isso porque, além de solucionar crimes executados no ano em questão, a Polícia Civil continua seu trabalho para solucionar crimes de anos anteriores.

O diretor do Departamento de Polícia do Interior, delegado Arismar Araújo apresentou dados da regional de Cacoal, que engloba também os municípios de Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Ministro Andreazza.

Em Cacoal, houve destaque para uma redução significativa em relação ao número de homicídios registrados no município nos últimos dois anos. Em 2016 foram 22 homicídios, enquanto em 2017 foram registrados 13 homicídios/latrocínios/feminicídio.

Se houve redução no número de homicídios, alguns números aumentaram em Cacoal: o de casos solucionados. Em 2016, dos 22 crimes registrados, 15 foram solucionados (64,1%). Já em 2017, dos 13 homicídios, 11 foram solucionados, o que corresponde a 84,6%. Estes, somados a outros cinco homicídios não solucionados em anos anteriores, é o que garantiu a Cacoal a produtividade superior a 123%.

Além de Cacoal, Pimenta Bueno chama a atenção. Em 2017, todos os homicídios/latrocínios foram solucionados pela Polícia Civil. Doze pessoas foram mortas em Pimenta Bueno, mas nenhum crime ficou sem solução.

Dentro da Regional de Cacoal, são contabilizados ainda os números de Espigão do Oeste e Ministro Andreazza. Em Espigão, foram registrados sete homicídios/latrocínios no ano passado, dos quais cinco foram solucionados. Entre os dois não solucionados, um dos homicídios é de responsabilidade da Polícia Federal, por ter acontecido dentro de uma terra indígena. Em Ministro Andreazza, dos três homicídios registrados pela Polícia Civil em 2017, dois não ainda não foram solucionados, mas o trabalho continua incansável.

A divulgação de dados como estes tem acontecido em todas as regionais de Polícia Civil no interior de Rondônia. De acordo com o diretor do Departamento de Polícia do Interior, Arismar Araújo, a equipe da PC tem percorrido o estado para dar transparência às ações da instituição.

“Prestar contas à sociedade, com o objetivo de garantir a confiabilidade da população em relação ao trabalho da Policia Civil de Rondônia. Esse tem sido nosso objetivo. Queremos estreitar as relação, pois a interação da sociedade é de extrema valia para a Polícia Civil. Praticamente em todos os crimes, contamos com o apoio da população através de denúncias, informações. E em boa parte das vezes conseguimos solucionar os crimes de homicídio, latrocínio, a partir da contribuição do cidadão”, destacou Arismar Araújo.

Expondo o trabalhado da Polícia Civil à sociedade, iniciativa prevê o fortalecimento da confiabilidade do cidadão em relação aos órgãos de segurança pública

ALERTA

Entre outros números apresentados pela Polícia Civil, estão o registro de mortes violentas, por acidentes de trânsito e suicídios.  Em 2017 foram registrados em Cacoal 17 mortes no trânsito e cinco suicídios; em Ministro Andreazza houve duas vítimas do trânsito.

Pimenta Bueno e Espigão do Oeste chamaram a atenção em alguns números registrados. Em 2017, 25 pessoas perderam a vida no trânsito para o trânsito de Pimenta Bueno e seis homicídios foram registrados. Já em Espigão, um município de aproximadamente 35 mil habitantes, foram registrados oito suicídios em 2017, além disso, houve três mortes no trânsito.

TRABALHO CONTÍNUO

Além da apresentação dos dados da Regional de Cacoal, o diretor do Departamento de Polícia do Interior tem seguido uma agenda com o objetivo de apresentar os números de todas as oito regionais do interior. Sempre acompanhado dos delegados locais, Arismar Araújo já fez as apresentações em Vilhena e Ji-Paraná e a partir da próxima semana segue para Rolim de Moura e demais regionais.

Em Cacoal, estiveram presentes na coletiva à imprensa para a divulgação das ações da Polícia Civil, o delegado Edson Florêncio Souza, da 1ª DPC, representando a Delegacia Regional,  e a delegada Érica Demarch, titular da delegacia de Homicídios em Cacoal.

De acordo com o delegado Edson Florêncio, divulgar o trabalho da Polícia Civil é uma importante ferramenta para que a PC possa fortalecer a confiança da população. “Muitas vezes a Polícia Civil executa o seu trabalho com um ótimo desempenho, mas as nossas ações, por serem investigativas, não chegam ao conhecimento da sociedade. Mas o nosso trabalho não para e os dados mostram isso. Além de focarmos, muitas vezes todo o nosso efetivo, para apurar um crime que acaba de acontecer, nos mantemos empenhados para solucionar crimes que aconteceram anos atrás. O nosso objetivo é nunca deixar a população sem resposta”, conclui o delegado.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin