Agroindústria

Produtor Rural realiza sonho do Pai ao inaugurar agroindústria familiar em Ji-Paraná

25 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Agroindústria Familiar Jipa Frutas sonho do pai de José

José Vandelcio Nunes da Costa e o Irmão Daniel Virgulino Nunes são proprietários da agroindústria familiar “Jipa Frutas”, localizada no Setor Itapirema em Ji-Paraná, município localizado 377 quilômetros da capital Porto Velho. A família de José é beneficiaria do Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária do Estado de Rondônia (Prove-RO).

“Essa inauguração é sonho do meu pai, que infelizmente não esta mais com nós. Meu pai trabalhou 25 anos até conseguir comprar este sitio. Foi quando me casei e vim morar aqui. Começamos na atividade por incentivo da antiga frutiron, plantamos 2 mil pés de acerola e ficamos sem ter para quem vender. Foi junto com o meu pai que começamos em um barraco de madeira a fazer a polpa e  tentar vender na cidade”.

No início foi difícil, fomos procurar os supermercados para oferecer nosso  produto, mas ninguém queria. Quase desistimos até que um comerciante apostou no nosso produto e abriu uma vaga em suas prateleiras para alocarmos nossos produtos. Com essa renda extra fomos ampliando a produção até chegar no volume atual de 600 quilos semanais. Tudo isso é de responsabilidade do meu finado pai que nos apoiou e acreditou e não deixou desistir, conta emocionado José Vandelcio Nunes da Costa.

Jose recebe Junto com a mãe, irmão e familia Certificado do Prove

José recebe Junto com a mãe, irmão e família Certificado do Prove

“É com exemplos de famílias como a do José que nosso Governador Confúcio Moura, Implementou no estado o Prove-RO. A satisfação de inaugurar uma agroindústria familiar que a historia é pautada na luta de uma família unida é que motiva todos os órgãos aqui reunidos em prol do bem. Os parabéns aqui e as palmas é para essas famílias aqui representadas pela do José que acreditaram e lutaram pelo seus sonhos”, expôs Evandro Padovani, Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri).

O Prove

“O programa apóia a inclusão dos agricultores familiares no processo de agroindustrialização e comercialização da sua produção, de modo a agregar valor, gerar renda e oportunidades de trabalho, garantindo a melhoria das condições de vida dos pequenos produtores rurais”, enfatizou Henrique Fernandes, gerente de agroindústria da Seagri.

Durante solenidade de inauguração da W&G segunda agroindústria na sexta feira, 21, em Ji-Paraná, o secretário executivo adjunto da Emater-RO, José de Arimatéia da Silva, descreveu as ações da Emater na instalação das agroindústrias familiares.”Seria impossível o produtor bancar os custos com profissionais responsáveis pela atividade que estão exercendo. O governo disponibiliza o técnico sem custo para o produtor”.

O senhor Wilson e a esposa Gedineia inauguram a agroindustria familiar W&G

“No estado  foram diagnosticadas 740 agroindústrias, destas, 470 já foram legalizadas junto aos órgãos fiscalizadores Municipal, Estadual e Federal. Foram investidos mais de 9 milhões de reais pelo Governo do Estado e do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica (Pidise). O nosso objetivo é legalizar essas e abrir novas”, destacou Padovani.

Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva

Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Distritos, Economia, Indústria, Meio Ambiente, Rondônia