FOMENTO

Produtores de frutas de Candeias recebem implementos

12 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

DSC_0139

Produtores da agricultura familiar de Candeias do Jamari receberam nesta quarta-feira (11) diversos implementos do Governo do Estado.

As máquinas foram entregues para a Associação Agroambiental Paraíso das Acácias-APA, que fica na gleba 3, lote 6, município de Candeias do Jamari.

A associação, com 32 famílias de agricultores, recebeu uma enxada rotativa, um distribuidor de calcário e uma grade.

Os agricultores produzem farinha e polpas de diversos frutos como cupuaçu, goiaba e cajá.

Outras 330 famílias terão prestação de serviços de hora-máquina do Governo do Estado.

“Além desses equipamentos novos, os produtores poderão melhorar sua produtividade usando calcário 100% rondoniense”, destaca o secretário da Seagri, Evandro Padovani. “Esse insumo permitirá aumentar a produtividade e a rentabilidade do produtor rural de nosso estado”, explica o secretário.

Benefícios

O presidente Lindoval da Silva Moraes afirma que esses implementos trarão muito benefícios para os associados. “Cerca de 80% dos nossos cooperados trabalhavam com a horticultura e desanimaram, agora teremos condições de restabelecer a atividade”, diz Lindoval.

Além da olericultura, a associação tem uma agroindústria que beneficia diversas frutas regionais em polpas.

Antônio Onofre de Souza é produtor rural da linha 43. Ele comenta que a produção de açaí da linha 632, no sentido da usina de Samuel, é de 60 toneladas por semana. “Precisamos construir uma agroindústria para beneficiar a produção. Uma importante ação que se deve fazer é incluir câmaras frias para estocar esta produção”, opina.

A produção é totalmente orgânica de palmeiras nativas que nasceram nas margens do lago. “As agroindústrias são muito importantes para desenvolver nossa agricultura familiar”, comenta Onofre.

Os recursos para aquisição dos equipamentos são oriundos de emenda parlamentar da deputada estadual Epifânia Barbosa, com contrapartida do Governo do Estado, através da Seagri.

Texto: Dhiony Costa e Silva - Pré-Edição: Sandro André
Fotos: Dhiony Costa e Silva/SEAGRI