Governo de Rondônia
28/03/2024

CAFEICULTURA

Produtores de Ministro Andreazza recebem 185 mil mudas de café nesta sexta-feira

19 de janeiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Os produtores de café do município de Ministro Andreazza vão receber nesta sexta-feira (20) as primeiras 185 mil mudas de café clonal adquiridas pelo governo de Rondônia para incentivar o cultivo e a produtividade das lavouras da região, destacada como a quinta maior produtora do estado.

Nestaprimeira etapa os produtores de café de Andreazza vão receber as primeiras 185 mil mudas de café clonal

Nesta primeira etapa os produtores de Ministro Andreazza vão receber as primeiras 185 mil mudas de café clonal adquiridas pelo governo estadual

O evento está marcado para as 9h, no Escritório da Empresa Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), com a formalização de um termo de convênio que será assinado pelo secretário da Agricultura, Evandro Padovani; e o prefeito Arnaldo Strellow, repassando as primeiras 185 mil das 370 mil mudas de café clonal para distribuição entre os produtores do município, numa ação que será coordenada pela prefeitura.

O programa de distribuição de mudas de café geneticamente melhoradas é uma iniciativa própria do governador Confúcio Moura, como alternativa para expandir a produtividade das lavouras no estado, que são mudas clonais, desenvolvidas e adaptadas às condições de solo e clima de Rondônia, e por isso com potencial de alta produtividade, fato que elevou a produção rondoniense da safra de 2017 ao patamar recorde de quase dois milhões de sacas (1,985 milhão de sacas na melhor hipótese), segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Mas não foi apenas a distribuição de sementes que gerou este resultado. O governo de Rondônia fez importantes investimentos para ampliar as áreas de plantio, aproveitando áreas degradadas (capoeiras), incentivando e apoiando a destoca dessas áreas e distribuindo calcário gratuitamente a produtores dos 52 municípios do estado, numa ação que também é coordenada pelas próprias prefeituras que recebem o insumo e fazem a distribuição entre os produtores cadastrados.

Neste momento a Secretaria da Agricultura (Seagri) está ultimando providências para formalização dos termos de convênio com o município de Alto Paraíso para o repasse de 75 mudas de café clonal; e com o município de Parecis, que vai receber 65 mil mudas para distribuir entre seus produtores de café, nas mesmas condições pactuadas com os demais municípios.

Ao custo de R$ 516 mil, as 370 mil mudas de café clonal destinadas a Ministro Andreazza têm garantia certificada e o controle da Agência de Defesa Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron), órgão que acompanha a análise laboratorial das raízes e das mudas como um todo, do café clonal, comercializadas pelos viveiristas, visando garantir segurança para quem adquire as mudas para as novas lavouras.

A área de plantio de Andreazza estimada para esta safra é de cerca de 5,1 mil hectares, cultivadas por cerca de 800 produtores de café conilon.

Leia mais:
Governo faz licitação para a compra de três milhões de mudas de café em Rondônia
Viveiristas vão faturar R$ 4,2 milhões com venda de mudas de café clonal em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Admilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo