IMPLEMENTOS

Produtores do Vale do Jamari recebem maquinários agrícolas do governo de Rondônia

16 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Entrega ocorreu no sábado

Vinte e uma associações de produtores rurais da grande região da Vale do Jamari receberam, na tarde desse sábado (14), maquinários agrícolas, para implementar ainda mais a produção no campo. A cerimônia de entrega aconteceu na sede do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), em Ariquemes. Ao todo o governo do Estado entregou 39 máquinas para 21 associações de produtores rurais da grande região; equipamentos adquiridos com a emenda parlamentar do deputado estadual, Adelino Follador, no valor de R$ 240 mil.

A secretaria adjunta da secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Mary Teresinha Braganhol, disse que o governo do Estado tem dado celeridade aos processos de aquisição de maquinários. “Foram menos de 60 dias para a aquisição desses equipamentos, considerando o período de liberação da emenda até a compra”, afirmou.

O deputado Adelino Follador também ressaltou a importância de oferecer condições de trabalho para o pequeno produtor, aquele que trabalha em regime familiar. “O produtor deve ter meios mais modernos para trabalhar no campo e o associativismo possibilita isso, essas máquinas vão beneficiar centenas de famílias de produtores na grande região de Ariquemes”, destacou o parlamentar.

João Odenildo Miranda, José Roberto de Almeida e Obenildo da Silva, produtores associados à Asprozero – Associação de Produtores do Marco Zero do município de Buritis – foram contemplados com uma máquina de gradear a terra. Eles disseram que o equipamento irá auxiliar os produtores a prepararem a terra para o plantio. Além de agilizar o processo, é a tecnologia chegando ao homem do campo, e isto representa mais qualidade de vida e maior produtividade.

O governador Confúcio Moura disse aos produtores a importância de se ter um deputado na região, “E aqui vocês tem três parlamentares – Alex Redano, Saulo Moreira e Adelino Follador – que vêm zelando pela região”, ressaltou o governador, destacando que irá recuperar as principais estradas do Estado, aquelas que são eixos para garantir o escoamento da produção agrícola e também afirmou que irá ajudar os municípios pequenos, aqueles que não têm maquinários para manter as estradas em condições de trafegabilidade.

Confúcio também falou que, desde o início de seu primeiro mandato, vem substituindo as pontes de madeira por pontes de concreto, trabalho que terá continuidade, pois o objetivo é fazer uma obra definitiva. O governador também pediu aos produtores que preservem as nascentes em suas propriedades. “Façam uma cerca ao redor da área onde existe a nascente, para que a água volte a minar, pois muitas nascentes estão secando”, alertou.

Governador Confúcio Moura participou do evento

O plantio de cinco milhões de mudas de castanha, para incentivar o consórcio de castanhais com outras culturas, também foi lembrado pelo governador Confúcio Moura. Ele destacou a produção de calcário em Rondônia, onde a fábrica de calcário de Pimenta Bueno deve aumentar a produção chegando a 600 toneladas até o final do ano. “Uma empresa particular de calcário também está sendo construída em Rondônia, em breve estaremos produzindo um milhão de toneladas por ano, em cinco anos vamos dobrar a riqueza do Estado”, afirmou o governador.

A meta do governo do Estado é aumentar a produção de café, “No início do meu governo a produção era de 700 mil sacas de café, esse ano a produção é de 1.700 milhão sacas, até o final do mandato chegaremos a 4 milhões de sacas”. Cada produtor deve cultivar entre um e dois hectares de café clonal, que produz em dois anos e produz em média 120 sacas por hectare, contra 20 sacas do café comum. “Em Buritis temos bons resultados, desse projeto”, ressaltou.

O Estado irá trabalhar para aumentar a produção de leite, o caminho é o melhoramento genético dos animais. O governador Confúcio Moura também anunciou a aquisição de 10 carretas bi trem, que ficará a disposição das secretarias regionais para atender os produtores no transporte gratuitos de calcário.

Veja fotos do evento

Texto: Eleni Caetano/Suely David
Fotos: Daiane Mendonça

Agricultura, Agropecuária, Água, Cultura, Ecologia, Economia, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Meio Ambiente, Rondônia, Tecnologia