AGRICULTURA FAMILIAR

Produtores rurais de Espigão do Oeste recebem capacitação durante Seminário

16 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Reinaldo Luiz Paiva - Seminario rural Espigao- Foto Dhiony Costa e Silva

Produtores puderam conhecer novas máquinas e técnicas de cultivo

O produtor rural do município de Machadinho do Oeste, Adevaldo Ardissão Boldrine, chegou cedo no Parque de Exposições da Associação Rural de Espigão do Oeste. O motivo da pressa do produtor foi para participar das palestras sobre Legislação e plantio de café e a de Técnicas de cultivo e qualidade do Café,  que ocorreram durante primeiro Seminário Rural de Espigão do Oeste.

“Foi muito importante participar das palestras, tínhamos informações equivocadas dadas por terceiros e com os técnicos e palestrantes conseguimos sarnar as nossas dúvidas. Além de levar mais conhecimento para casa”, destacou entusiasmado Adevaldo.

O Seminário Rural é promovido pelo Governo de Rondônia juntamente com a prefeitura municipal de Espigão do Oeste, Emater e o Sebrae. Tem como objetivo promover o fortalecimento dos setores produtivos rurais, por meio da disseminação de informações quanto aos aspectos de gestão do empreendimento rural, tecnologia, mercado, legislação, políticas públicas e serviços financeiros, contribuindo para o crescimento econômico do município.

Durante os três dias de seminário, que segue até esta sexta-feira (17), os produtores de Espigão do Oeste e região terão acesso a uma programação extensa com palestras sobre café, pecuária e piscicultura e cursos; tratorista e o de boas práticas de fabricação de alimentos.

Segundo o secretário da Seagri, Evandro Padovani, o seminário é importante na difusão das tecnologias e a capacitação dos produtores. “O Estado de Rondônia é grande, com mais de 80% das propriedades oriundas da agricultura familiar, precisamos levar educação técnica e as novas tecnologias a todos. É importante que todos os eventos destinados a agricultura familiar sempre levem conhecimento e capacitação para melhorar a qualidade de vida de nossos produtores,” declarou Padovani.

O produtor Reinaldo Luiz Paiva é morador da linha ponte queimada, quilometro 35, e diz que desde menino sonha em ter trator. Há alguns anos já vem se programando para comprar um e aproveitou o curso de tratorista para se atualizar. “Aprendi a dirigir trator com antigo 65, hoje as coisas mudaram, está sendo muito bom a oportunidade de estar participando desse curso para me atualizar e realizar o meu sonho de comprar um trator,” disse Reinaldo.

Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva

Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Capacitação, Cursos, Ecologia, Economia, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Piscicultura, Rondônia