Usina de calcário

Produtores rurais estão animados com a nova usina de calcário de Rondônia

03 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

1 - tereza kramer

Terezinha Kramer e Dari Valdir

A inauguração da nova usina de calcário em Pimenta Bueno, neste sábado (31), reuniu diversas autoridades e principalmente produtores rurais dos mais diversos municípios e regiões de Rondônia. Produtores que fizeram questão de ressaltar a admiração e a satisfação com a nova usina.

“Este é um grande passo para o Estado de Rondônia e para a agricultura, pois além de aumentar a produção vai oferecer um calcário de qualidade para atender o estado inteiro. Eu faço questão de dizer que o governo está de parabéns por esta iniciativa e por toda a ajuda que tem oferecido aos pequenos produtores”, enfatizou Terezinha Kramer, presidente da Associação de Chacareiros do Guaporé/Urucumacuã (entrada de Chupinguaia). Apesar da distância, mais de 150 quilômetros, Dona Terezinha e o esposo Dari Valdir fizeram questão de prestigiar a inauguração da nova usina.

Já o presidente da Câmara Setorial do Café, Ezequias Bráz da Silva Neto (Tuta Café) considera a nova usina a solução para o desenvolvimento da agricultura em Rondônia. “Esta usina vai resolver a situação do estado, principalmente o café que é a bandeira que estamos defendendo. O ex-governador Jorge Teixeira marcou a historia do estado ao inaugurar uma usina de calcário que à época era suficiente e hoje o governador Confúcio Moura dá um novo rumo ao setor produtivo de Rondônia ao inaugurar uma usina moderna, que aumentará e muito a produção e que levará o calcário ao alcance de todos”.

Sidnei Santana

Por sua vez, o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Presidente Médici, Sidnei de Santana, classificou a nova usina como um incentivo para os produtores. Esta usina está muito bonita, a estrutura é ótima e estamos todos bastante animados, pois era algo que a gente precisava. Vamos ter acesso mais fácil ao calcário e calcário de qualidade. Esta usina é uma forma do governo incentivar os agricultores em suas produções”.

calcario (1)Em seu discurso durante a solenidade de inauguração da usina, o presidente da Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno, Paulo Adail, falou do benefício que a nova usina trará aos produtores de Rondônia. “Quem ganha com esta usina, são todos os cidadãos que produzem. Esta usina é para aqueles que trabalham, que dedicam suas vidas à produção. Esta uma iniciativa que enaltece o trabalho do governador Confúcio Moura, pois ele esta investindo no estado. Agora teremos calcário de Rondônia suficiente para todos”, destacou.

Neemias Kruger

Animado com o calcário rondoniense, o pecuarista Nehemias Kruger enfatizou os benefício que a nova usina trará aos produtores. “Eu já precisei de calcário e não tive como adquirir por causa da dificuldade. Agora essa usina vai melhorar muito a vida da gente. É calcário perto do produtor, o preço vai ser bom e a qualidade mais ainda. Outra coisa boa é a qualidade da estrada que está boa demais”.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Ésio Mendes