Produtores rurais fazem testes rápidos e são orientados na prevenção de doenças

21 d fevereiro d 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A Emater-RO, em parceria com a Cooperativa Agropecuária de Produtores de Leite e Café (Cooperleite), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e comunidade, realizou palestras sobre prevenção das doenças Dengue, Chikunguya e Zika Vírus, em Ji- Paraná. Essas são as três doenças que circulam no Brasil, transmitidas pelo mesmo vetor: o mosquito aedes aegypti.

Segundo as enfermeiras da Semusa, Camile Cristina Salvador Serronato e Luciana Santana Martins, a melhor forma de prevenir estas doenças é a eliminação do vetor. “Como não existem vacinas ou medicamentos que impeçam a contaminação, é necessário diminuir a quantidade de mosquitos que circulam nos ambientes”, explicam as enfermeiras.

Para evita a proliferação do mosquito, é fundamental eliminar os criadouros do aedes aegypti, que coloca seus ovos em recipientes com água parada. Além disso, é preciso manter cuidados como: eliminar garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva, tampar recipientes que acumulam água, como caixas d’água e piscinas, entre outros, fundamentais para o controle.

Segundo as extensionistas da Emater-RO, Eliene Novais e Valquíria Mendes Codeço, foram realizados testes rápidos para detecção de Hepatite B e C, HIV e Sífilis em um total de 144 exames. Os produtores rurais foram orientados ainda, no tratamento de água e limpeza de reservatórios. Em parceria com a Secretária Regional de Saúde, hipocloritos de sódio foram distribuídos aos participantes com orientação para uso correto do produto.

Agricultura, Agropecuária, Capacitação, Distritos, Governo, Rondônia