24/04/2024

ENFRENTAMENTO

Proerd chega aos 15 anos ensinando crianças e adolescentes a resistirem às drogas

25 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos da 1ª à 7ª series do ensino fundamental recebem orientações para evitar as drogas

Alunos da 1ª à 7ª series do Ensino Fundamental recebem orientações para evitar as drogas

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar de Rondônia, já atendeu a mais de 230 mil crianças e jovens, em 32 municípios de Rondônia. Com 67 instrutores, no mês agosto o programa completou 15 anos, instruindo alunos das redes estadual, municipais e particular de ensino e capacitando pais e a comunidade no combate às drogas lícitas e ilícitas.

Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro haverá um seminário com todos os instrutores e autoridades no Teatro Banzeiros, em Porto Velho. A abertura será às 20h. Na ocasião serão homenageadas autoridades e entidades, entre elas o governador Confúcio Moura, com a participação dos instrutores de todos os municípios. No dia 1º, a parir da 7h30, todos serão envolvidos em atividades de atualização e capacitação.

“Em 2014 atendemos a 12 mil alunos. Este ano é o das parcerias e 2016 é o da expansão”, comemorou o tenente Paulo Antunes, coordenador estadual do programa, observando que o problema das drogas afeta principalmente crianças em idade escolar, as mais vulneráveis.

O Proerd é a adaptação brasileira do programa norte-americano ‘Drug Abuse Resistence Education (DARE)’, surgido em 1983 eque está presente em mais de 50 países. No Brasil, foi implantado em 1992, e hoje é adotado em todo os estados, contando com quatro currículos, e atendendo à educação infantil (três primeiros anos do Ensino Fundamental), 5º e 7º anos do Ensino Fundamental e também os pais e comunidade.

Chegou a Rondônia no ano 2000, inicialmente em Guajará-Mirim, Porto Velho e Vilhena e hoje está presente em 32 municípios, com 67 instrutores, atendendo a mais de 230 mil crianças e adolescentes das redes estadual, municipais e particular de ensino e capacitando pais e comunidade. “Fomos o primeiro estado da região Norte a adotar o programa e também fizemos a capacitação dos instrutores dos Estados do Acre, Roraima, Amazonas e até do Mato Grosso, na região Centro-Oeste”, comentou Antunes.

Os curriculum variam para cada faixa etária. O primeiro grupo, 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, aprende a lidar e a evitar produtos caseiros, como os de limpeza, esmalte, entre outros; também recebem informações sobre como se comportarem na rua, evitando contato com estranhos; e até uma introdução sobre álcool e tabaco. O curriculum dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, ‘Caindo na Real’, ensina como evitar ofertas de drogas e outras situações de risco. Para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, ainda no ‘Caindo na Real’, o ‘Real’ se torna um acróstico, onde o ‘R’ significa Resistir, o ‘E’ Explicar, o ‘A’ Abster-se e o ‘L’ Livrar-se. Já o Proerd comunitário, voltado para os pais e para a família, explica como ajudar seus filhos a se manter longe das drogas e da violência.

Formatura

Formatura dos alunos ao final das capacitações contra as drogas

neste ano, foram firmados convênios nos âmbitos público e no privado. Para o custeio do material a ser usado nas capacitações, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), via Polícia Militar, celebrou acordo com a Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo.

Junto à iniciativa privada, o Proerd assinou convênio com o Grupo Milla de Porto Velho para capacitação de seus funcionários e colaboradores. Ainda na Capital, a escola Maple Bear (com matriz no Canadá), também aderiu ao programa, inicialmente para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental.

Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Proerd - PM-RO

Capacitação, Cursos, Educação, Governo, Inclusão Social, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Sociedade