Proerd forma mais de 400 alunos em Espigão do Oeste

29 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Mais de 400 alunos receberam o certificado do Proerd em Espigão do Oeste

Nesta quinta-feira (28), em Espigão do Oeste, em clima de festa e com plateia cheia, cerca de 402 alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas da rede de ensino estadual, municipal e particular, participaram da 10ª formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar  do Estado de Rondônia  (PM/RO).

O prefeito Nilton Caetano, secretário Municipal de Educação, Vilson Macedo, o coordenador Regional de Educação de Espigão do Oeste, professor Adjalma da Rocha, vereadora Saiara Toledo, policiais militares, professores, diretores e familiares dos alunos lotaram as dependência da Igreja Batista Nacional, turma esta que fora dividida em duas Turmas, uma na parte da manhã com 202 alunos e outra a tarde com cerca de 200 alunos.

“Luz, câmera, ação” é um dos lemas do Proerd, que foi decorado e repetido diversas vezes durante a cerimônia pelos alunos que estavam animados. A finalidade do Programa, que é parte dos trabalhos da PM em ação conjunta com as escolas e a comunidade, é reconhecer pressões e influências diárias que levam os estudantes ao uso de drogas e à prática da violência.

A conscientização nesta idade em que eles estão é ideal e contribui muito para reforçar o que já ensinam em casa. A família dá a base que é reforçada com essas iniciativas.

Para o prefeito Nilton Caetano as ações como estas são de suma importância, uma forma de curar uma sociedade adoecida ele disse: “Acredito que o fator de prevenção é sempre a melhor escolha, sinto-me honrado em presenciar solenidades como estas e sou grato como representante desta cidade, a Polícia Militar por tal ato, portanto coloco o Governo Municipal de Espigão do Oeste sempre à disposição de ações tão nobres como esta”, finalizou o prefeito Nilton.

Autoridades prestigiaram a solenidade de formatura do Proerd em Espigão

O comandante da Policia Militar em Espigão do Oeste o 2ª tenente PM Wyllie Pasoline destacou que a manutenção desta parceria, que se estende há 10 anos no município, é de suma importância. “Somente por meio da educação preventiva é que podemos combater o uso indiscriminado de drogas que escravizam a sociedade atual, sobretudo, nossos jovens que dia a dia são aliciados, cada vez mais novos ao uso de droga”, destacou o comandante Tenente Passoline, parabenizando toda equipe do Proerd, os formandos, a equipe gestora, os professores a Seduc e a administração municipal/Semed, pela parceria.

Entre os objetivos do Proerd está o ensino aos estudantes de boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável, de modo que os jovens estejam capacitados para fazerem escolhas livres do abuso de drogas, violência e outros comportamentos perigosos. O Programa trabalha ainda questões de civismo, cidadania e valores humanos.

Com esta formatura de mais de 400 alunos, mais uma vez se comprova que a união de esforços e a parceria entre a Polícia Militar e a Comunidade têm alcançados seus objetivos, que é vermos “Nossas crianças longe das drogas e de bem com a vida”. O grande filosofo Pitágoras disse certa vez: Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos.

Texto: Evisson Borges/Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Evisson Borges