28/03/2024

Professor Marquelino da rede estadual de Rondônia recebe título de Doutor em Geografia

24 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Professor Marquelino conquistou o título de Doutorado em Geografia pela Unir

Na última sexta-feira (21), em Extrema, distrito de Porto Velho, teve um dos dias mais festivos na área educacional de todos os tempos. É que, contrariando a tudo e a todos, o professor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jayme Peixoto de Alencar,  Francisco Marquelino Santana, logrou êxito na Tese de Doutorado Apresentada no Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia (Unir) como requisito para a obtenção do título de Doutor em Geografia.

“Os seringueiros brasivianos do rio Mamu: Modos de Vida e a Política Fenomenológica do Viver” foi a tese defendida pelo professor Marcolino e que contou com a banca examinadora da Unir, professores da rede estadual da Ponta do Abunã, estudantes e seringueiros.

Dezenas de seringueiros e produtores rurais, que habitam às margens do rio Mamu, foram agradecer o trabalho desenvolvimento pelo professor Marquelino em defesa dos proprietários de pequenas áreas e que estavam sendo expulsos por “guerrilheiros” bolivianos, no início de 2000.

Sabe-se que nos períodos áureos da borracha os seringais nativos do rio Mamu foram majoritariamente colonizados por seringueiros brasileiros, oriundos do sertão nordestino, dando origem, no espaço e tempo, à peculiar identidade brasiviana.

Com o advento do Governo Evo Morales a partir de 2006, esta identidade torna-se ameaçada em virtude da implantação do projeto de reforma agrária naquele país e a consequente ocupação desses seringais por campesinos bolivianos.

Os extrativistas da floresta pandina boliviana são possuidores de autênticos modos de vida que retratam relevantes marcadores territoriais e uma vasta poética alicerçada em uma divinizada simbologia cosmogônica. Neste sentido, a tese denominada: “Os seringueiros brasivianos do rio Mamu: Modos de vida e a poética fenomenológica do viver”, atenta inicialmente para a gênese desta identidade em consequência do recrutamento de trabalhadores nordestinos para a fronteira brasileiro – boliviana da Amazônia Sul – Ocidental.

A pesquisa participante foi realizada através de um projeto escolar denominado “Ética e cidadania”

Por trás de um conflito que envolveu seringueiros brasivianos e campesinos bolivianos e/ou milícias armadas, em consequência da implantação de “políticas de reforma agrária” no Departamento de Pando, o professor Marquelino teve importante papel na defesa dos seringueiros brasileiros, inclusive quando teve que buscar ajuda no governo Federal para solução do grave problema territorial.

A causa da expulsão dos brasileiros, segundo os seringueiros falaram quando de audiências públicas, na possibilidade de os guerrilheiros terem sido financiados por empresas interessadas na extração de madeira e por grandes comerciantes que desejavam apropriar-se da colheita de castanha nas terras onde viviam os brasileiros.

Defensor intransigente dos seringueiros do rio Mamu, o professor Marquelino tornou-se a “tábua de salvação” dos brasileiros que há décadas habitavam a localidade e que estavam sendo expulsos pelos “guerrilheiros” bolivianos.

A banca examinadora – A tese do professor Marquelino foi examinada pelo Prof.º Dr. Josué da Costa Silva – Universidade Federal de Rondônia – Unir – Orientador; Prof.ª Dra. Maria das Graças Silva Nascimento Silva – Universidade Federal de Rondônia –Unir – Examinadora Interna; Prof.ª Dra. Maria Madalena Aguiar Cavalcante – Universidade Federal de Rondônia – Unir – Examinador Interno;  Prof.º Dr. Miguel Nenevé – Universidade Federal de Rondônia – Unir – Examinador Externo e o Prof. Dr. Julien Marius Thévenei- Examinador Externo.

O secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, ao tomar conhecimento da aprovação do professor Marquelino no Doutorado em Geografia, parabenizou-o afirmando que “sirva de exemplos para que mais professores da rede estadual de educação de Rondônia possam buscar mais conhecimento e aperfeiçoamento com pós-graduação, mestrado e doutorado”, disse o secretário.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Francisco Marquelino Santana