Professor rondoniense integra o Comitê Olímpico Brasileiro

20 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Imagem 01

Desde pequeno, o porto-velhense Ítalo Aguiar sempre esteve em contato com esportes, direta ou indiretamente. Foi nadador por 14 anos e, mesmo desviando do sonho de ser atleta para trabalhar e estudar, ele nunca deixou a área. Ítalo foi coordenador de esportes em uma faculdade particular de Porto Velho e na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), onde considera, até então, a melhor experiência profissional. Hoje, com 27 anos, o professor foi aprovado num processo seletivo que lhe garantiu uma vaga no quadro de funcionários do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no Rio de Janeiro, para onde se mudou.

Aos quatro anos de idade, Ítalo começou a praticar natação. O gosto pela atividade física foi tão grande que só foi parar 14 anos depois para se dedicar aos estudos e trabalhos. Ele se formou em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Rondônia e tem pós-graduação em MBA de Gestão de Pessoas.

Entre 2005 e 2006, seu primeiro emprego foi como coordenador de eventos no Colégio Terra Nova, onde estudou grande parte de sua vida. Dois anos depois, Ítalo começou a trabalhar como coordenador de esporte na Faculdade São Lucas. Lá, Ítalo desenvolvia projetos de inclusão social no esporte, gerenciava eventos esportivos da comunidade acadêmica, além de estar a frente de inúmeros assuntos da área.

Em janeiro de 2012, Aguiar se tornou servidor da Seduc, atuando na Coordenação de Educação Física e Cultura (CEC), atual Coordenação de Educação e Desporto Escolar. Ítalo conta que se tornou coordenador do setor em setembro do mesmo ano e, junto com a equipe, elaborou o projeto ‘Educação física é mais’.

Imagem 02

Um dos pontos altos na trajetória dentro Seduc que Ítalo lembra é quando organizou as delegações rondonienses infantil e juvenil para participar dos Jogos Escolares Municipal, Regional, Estadual e Nacional. Entre uma das viagens ao evento, uma equipe do COB o convidou para integrar uma comissão de vistoria das cidades-sede dos Jogos Escolares.
Diferente dos outros anos, em novembro de 2013, o professor não foi como chefe das delegações de Rondônia, mas sim, no comitê organizador da etapa juvenil dos Jogos, auxiliando na organização da logística das competições.

Neste ano, Ítalo começa uma nova fase na sua vida profissional. O professor participou em um processo seletivo para fazer parte do COB e teve a aprovação desejada. “Quando eu soube que fui aprovado bateu nervosismo enorme por conta de ser algo grandioso”, explica. No COB, Aguiar vai trabalhar junto com atividades do esporte olímpico escolar. “Foi o que eu sempre fiz e o que eu gosto de fazer”, afirma.

Sobre a educação física, Ítalo é enfático. “Minha vida foi e é esporte. Então, eu acredito que a educação física escolar é uma das maiores ferramentas que a escola tem para transformar o aluno. Além de otimizar as habilidades motoras e a qualidade de vida da criança, reforça o crescimento do estudante como um todo”, conclui.

Imagem 03