AGROECOLÓGICA

Professoras de escola de Ji-Paraná incentivam alunos a plantar alimentos sem agrotóxicos

29 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Agroeoclogia_Professoras_28-05_Fotos PAULO SÉRGIO (1)

Professoras querem cultivar hortaliças na escola

Os estudantes da escola municipal Irineu Dresch de Ji-Paraná têm um novo desafio: cultivar hortaliças na escola e expandir esse conceito para as residências utilizando métodos agroecológicos. Pelo menos é essa a intenção de três professoras ao visitar a Vitrine Agroecológica na 4ª Rondônia Rural Show, evento do agronegócio realizado pelo governo estadual em Ji-Paraná e que encerra amanhã, sábado (30). A entrada é franca.

“Os alunos estão acostumados com o uso habitual de defensivos e venenos em geral nas plantações pelo simples fato de considerar a ação mais rápida, mas estamos aqui exatamente para mostrar a eles mais de perto que é possível mudar essa conduta”, disse a professora Maria do Carmo, que acompanhou a visita na Vitrine Agroecológica dos 50 alunos da escola localizada no Setor Riachuelo em Ji-Paraná.

Para a professora Silvana Correia a mudança de hábito é essencial. “A escola é um caminho importante na formação desse cidadão”, entende a professora, detalhando que a horta agroecológica da escola foi iniciada com base nas orientações recebidas pelo programa de educação continuada oferecido pela Emater/RO.

Na mesma escola, o cultivo de hortaliças em uma horta agroecológica já está em andamento. “Já iniciamos uma plantação de alface, cebolinha e couve lá na escola, porém aqui na Rondônia Rural Show os estudantes têm a oportunidade de conhecer mais de perto as técnicas aplicadas pelos profissionais da Emater”, explicou a professora Jane Maria Rodrigues.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio

Agricultura, Capacitação, Cultura, Cursos, Distritos, Ecologia, Economia, Evento, Governo, Inclusão Social, Meio Ambiente, Rondônia, Sociedade