EDUCAÇÃO

Professores da rede estadual de ensino se preparam para o lançamento da 12ª edição do Prêmio Professores do Brasil

12 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A professora Fernanda Nicolau de Rolim de Moura foi premiada na 10ª edição do prêmio

Com o objetivo de dar visibilidade às experiências pedagógicas positivas conduzidas pelos professores, que possam ser adotadas por outros professores e pelos sistemas de ensino, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) incentiva os professores da rede estadual de educação de Rondônia a se inscreverem  para a 12ª edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB). O Prêmio Professores do Brasil foi instituído em 2005 pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB). O prazo para se inscrever será do dia 15 de abril e vai até 31 de maio.

Em 2019 o Prêmio está em sua 12ª edição e convida a todos os professores de escolas públicas da educação básica a se inscreverem enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. A iniciativa busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Os relatos dos professores serão avaliados e selecionados para uma premiação estadual, regional e nacional. Na edição anterior, 4.040 trabalhos foram inscritos. Os interessados em participar devem acessar aqui a página do prêmio para mais informações e se inscreverem. Na premiação será oferecida a quantia de R$ 8 mil, troféu para vencedor de cada categoria e viagem em missão de estudo

PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE RONDÔNIA JÁ PREMIADOS

O professor Geremias Dourado da Cunha da Coordenação Regional de Ji-Paraná foi premiado na 5ª edição do Prêmio Professores do Brasil com o projeto “Qualidade da água: sinônimo de vida saudável” relata a descrição da atuação dos alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da Escola Estadual  C. Jorge Teixeira de Oliveira, no distrito de Nova Londrina. O projeto teve como objetivo analisar a qualidade da água no distrito.

A professora Lucimara Lopes França da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, no município de Presidente Médici foi premiada na 6ª edição do Prêmio Professores do Brasil com o “Projeto Gêneros Textuais: Manifestações da cultura popular”.

Seu projeto foi desenvolvido com a turma de 2º ano do ensino fundamental com o objetivo de reconhecer a importância do folclore na história do país, estimulando e desenvolvendo a imaginação e a criatividade, incentivando o gosto pela leitura, canto, dança, apresentando as diversas manifestações da cultura popular por meio das mídias Impressa, Tv e Vídeo e Informática.

Rondônia conquistou também o 1º lugar na 10ª edição do prêmio, com a professora Fernanda Nicolau Nogueira (Rolim de Moura), na categoria Ensino Fundamental/Quarto ao Quinto Ano, com o relato “Ler, escrever…crescer!”