Governo de Rondônia
Terça, 19 de novembro de 2019

INOVAÇÃO

Professores da rede estadual são formados para desenvolvimento de Robótica Educacional nas escolas de Porto Velho

18 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Professora de Física, Deise Lima, apresenta as peças para construção de robôs durante a Oficina.

A 1ª Oficina de Robótica Educacional (ORE) de Rondônia promoveu a consolidação da formação de professores da rede estadual de ensino em robótica. Realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Formação e Capacitação Técnica Pedagógica da secretaria, a ORE é o marco inicial para a implantação do projeto de robótica educacional no Estado.

O engenheiro mecatrônico, Victor Lescano, ministrou a oficina com foco no desenvolvimento e formação de professores, com inserção tecnológica e prévia do trabalho que a Secretaria de Educação desenvolverá por meio deles, a partir de agora.

“A robótica educacional é uma ferramenta muito forte no processo de formação do aluno e, a partir disso, é possível formar o estudante de maneira diferenciada”, declarou o engenheiro de mecatrônica.

Estudantes são instigados pelas diversas maneiras de criar soluções com tecnologia, com isso os professores são impulsionados a buscar as melhores formas de desenvolver as criações, mas principalmente o aluno, que pode fazer a diferença na sociedade com sua mente criativa.

A interação entre os professores durante a oficina permitiu a partilha e troca de experiências, favorecendo acolhimento, unidade e motivação à busca por conhecimento, do profissional mais leigo ao que já vive o universo da robótica na sala de aula.

Ailnete do Nascimento, servidora pública há mais de 20 anos, coordena o Centro de Ciência e Tecnologia da Polícia Militar, em Nova Mutum, em parceria com o Ifro (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) e o Idep (Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação), onde 200 alunos do 6° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, desenvolvem, junto ao corpo docente, projetos nas áreas de robótica educacional e avançada, programação web e operação de computador.

“Aprendendo as artimanhas da robótica, que é uma coisa fascinante, começamos a agregar essas ferramentas para criarmos outras coisas usando os sensores, e não simplesmente colocar um robô para andar na linha”, ressaltou a professora que junto aos alunos desenvolve projetos voltados às resoluções das necessidades do ser humano. Como um sensor de gás, criado por um aluno, no qual resultou em premiações nacional e internacional, desenvolvido como uma inovação que permite ao usuário do aplicativo ser alertado diante de um vazamento de gás.

A oficina favorece conjunto de peças, material pedagógico e a formação de professores com instruções técnicas e trocas de experiências entre o ministrante e profissionais da educação. A primeira atividade, nesta sexta-feira (18), permitiu aos componentes curriculares de Física, Química e Matemática conhecimento e apoio acerca da aplicação de projetos de robótica educacional e utilização do material proposto. O resultado da oficina foram robôs construídos pelos professores, que ficarão expostos em uma Mostra de Robótica no Porto Velho Shopping, neste sábado (19).

Leia mais:

 Estado realiza 1ª Oficina de Robótica Educacional para professores do ensino médio em Porto Velho

 Robótica nas escolas públicas do Estado estimula alunos com altas habilidades a melhorar desempenho


Fonte
Texto: Gaia Bentes
Fotos: Gaia Bentes e arquivo Seduc
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Capacitação, Educação, Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe