FORMAÇÃO

Professores das escolas do Novo Tempo em Rondônia serão capacitados pela metodologia Stem Brasil

05 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Nos dias 10 e 11 deste mês, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoverá, em parceria com o projeto Stem Brasil, curso de formação para os professores da rede estadual das disciplinas de química, física, matemática e biologia. Inicialmente, segundo o secretário Waldo Alves, 95 professores das escolas do Novo Tempo (Tempo Integral) serão capacitados pela metodologia do Stem Brasil.

Foram selecionados 80 professores das áreas de ciências da natureza e matemática; 10 coordenadores pedagógicos das escola do Novo Tempo, que acompanham a elaboração e execução das aulas, dos Guias de Aprendizagem; e cinco membros da equipe de implantação que monitoram o Guia de Aprendizagem em consonância com as disciplinas da parte diversificada da Matriz Curricular  de todas as escolas para o cumprimento do conteúdo dentro de cada Bimestre.

O Stem Brasil oferece aos professores formação exclusiva, com metodologia própria, em que o professor e os estudantes trabalham  em conjunto na elaboração de projetos, sendo que o professor é o facilitador.

A formação envolve a gestão da informação, resolução de problemas, comunicação e relacionamentos, sendo que cada professor passa por 180h de aula em dois anos, e a cada dois bimestres haverá uma formação.

O projeto Brasil mantém contatos, por meio de visitas presenciais, aos professores e compartilham vídeos fotos, experiências e boas práticas. Todas as escolas do Novo Tempo são objeto de observação constantes dos professores, estudantes e funcionários da escolas e o objetivo e a meta proposta devem ser alcançados no período da parceria.

Texto: Antônio Queiroz

Educação, Governo, Rondônia