Professores de matemática participam de Seminário em Porto Velho

04 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A Secretaria de Estadual de Educação  de Rondônia (Seduc), por meio da Gerência de Formação e Capacitação Técnica/GFCTP, promoveu nos dias 30 e 1º de outubro, no auditório da Fimca, o 1° Seminário para Professores de Matemática, que faz parte da formação continuada, contemplada no Acordo de Cooperação assinado entre a Seduc e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada/Impa.

Solenidade de abertura do 1º Seminário para Professores de Matemática

A diretora Geral da Educação da Seduc (DGE/Seduc), professora Irani de Oliveira, representando o secretário da Seduc, professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, fez a abertura do seminário, que realizou três Oficinas de Temáticas de Desenvolvimento Profissional Docente, com carga horária de 12 horas, integrando a formação continuada de professores em atuação nas redes públicas de ensino com ações voltadas para a sala de aula, sendo estas:  Diversificando algoritmos Oficina, Comparando grandezas Oficina e Geometria dinâmica.

A professora Irani afirmou que a  matemática tem o compromisso com o desenvolvimento de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de situações, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas.

“Dentro deste contexto temos que assegurar aos alunos, reconhecer que os conhecimentos matemáticos são fundamentais para a compreensão e a atuação no mundo e perceber o caráter de jogo intelectual da matemática, como aspecto que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, estimula a investigação e pode ser prazeroso”, destacou a diretora.

Rondônia apresentou nota 4.9, no último Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira – Ideb/2017, no ensino fundamental anos finais, com meta projetada de 4.7 para o estado. No ensino médio, Rondônia obteve nota 3.8, sendo a meta projetada de 4.3, destacando a necessidade de avanços de melhoria do processo de ensino e aprendizagem neste componente curricular da educação básica.

A formação propõe repensar modelos e práticas do ensino de Matemática nas diferentes etapas da educação básica, aspirando a premência de elevar os resultados de exames do Estado de Rondônia de larga escala, que visam avaliar conhecimentos de estudantes da educação básica sobre os componentes curriculares em âmbito nacional tais como: Saeb, e internacional como o Programme for International Student Assessment/PISA.

O 1° Seminário para Professores de Matemática tem como parceiro a Faculdade Integrada Aparício Carvalho (Fimca) e será encerrado na última terça-feira (1º de outubro). O seminário contou com apoio e a participação da gerente de Formação, Capacitação Técnica Pedagógica (GFCTP), professora Silvana Gregório Carlos e da coordenadora Regional de Educação de Porto Velho, professora Paula Fernandes.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/ Silvana Gregório Carlos