Governo de Rondônia
Segunda, 14 de junho de 2021

PARALÍMPICO

Professores de Rondônia ampliam conhecimentos em Seminário Internacional em São Paulo

12 de julho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Professores trocaram experiências e adquiriram conhecimento durante o seminário

Uma delegação composta por oito professores de educação física da rede estadual teve oportunidade de buscar mais conhecimentos durante a participação no Seminário Internacional Paralímpico Escolar, de 5 a 9, em São Paulo. O evento foi uma promoção do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e teve o objetivo de promover conhecimento sobre esportes paralímpicos.

“A ênfase do seminário foi o aluno com deficiência, subsidiando os trabalhos desenvolvidos nas modalidades oferecidas nas Paralimpíadas Escolares”, citou o professor Ítalo Aguiar, que liderou a delegação rondoniense.

A programação contou com várias mesas redondas, incluindo discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular e suas orientações docentes na Educação Física. A formação do profissional de educação física na área da atividade física adaptada, administração e gestão do paradesporto na escola e iniciação ao treinamento paradesportivo escolar também foi pauta no seminário.

O palestrante internacional doutor Collin Higgs, do Canadá, conduziu o mini curso com o tema “Crescimento e Desenvolvimento”. Coube ao argentino Rodolfo Buenaventura, discorrer, também em mini curso, sobre a “Atividade física na escola e desenvolvimento motor”.

O Projeto Rondônia Paralímpico foi apresentado pelo professor Silvio Corsino e a fisioterapeuta Edislaine Silva

Um dos destaques do evento foi o espaço para apresentações de relatos de experiências bem sucedidas no paradesporto brasileiro. De Rondônia, o professor Silvio Corsino e a fisioterapeuta Edislaine Silva apresentaram o Projeto Rondônia Paralímpico, o responsável pelo surgimento e desenvolvimento do desporto no estado. Atualmente, o projeto é administrado pela Federação Paralímpica de Rondônia e segue como a ação que mais proporciona resultados ao esporte estadual.

A delegação de professores rondoniense foi liderada pelo gerente de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), professor Ítalo Aguiar. “Agradecemos ao governo pela oportunidade proporcionada e pelo zelo com o processo de formação continuada dos professores da rede estadual”, disse Aguiar, destacando que o secretário  da Seduc, Waldo Alves, “acredita no esporte escolar como uma das maiores ferramentas educacionais, especialmente quando se trata de estudantes com alguma deficiência”.

Rondônia foi representada no Seminário internacional pela delegação composta pelos seguintes profissionais: Bruno de Souza, APAE e Escola Estadual Eurídice Lopes Pedroso, de Alta Floresta do Oeste; Elizângela Clemente, Escola Estadual Campos Sales, de São Francisco do Guaporé; Osvaldo Homero, APAE de Ariquemes; Rosilda Lima, CERNIC de Cacoal; Alessandra Martins, APAE de Jaru; Eugênio Montreuil e Juliana de Melo, Colégio Tiradentes de Porto Velho; Suzi dos Reis, CENE Porto Velho; Ítalo Aguiar, GEFECE/DGE/SEDUC Porto Velho; Edislanaine Silva, Federação Paralímpica de Rondônia; e, Silvio Corsino, Rondônia Clube Paralímpico.

Leia mais sobre educação


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Esporte, Evento, Governo, Inclusão Social, Rondônia


Compartilhe