Governo de Rondônia
18/04/2024

Educação

Professores e gestores do Projeto Guaporé de Educação recebem capacitação para impulsionar aprendizagem dos alunos

05 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Professores e gestores das CREs participam até esta quarta da formação em Porto Velho

Na manhã desta terça-feira (4), no Rondon Palace Hotel, aconteceu a abertura da formação do Projeto Guaporé de Educação Integral em Rondônia, para professores e gestores de Língua Portuguesa e Matemática das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), abrangendo 50 participantes. O evento prossegue até esta quarta-feira (5) e é uma realização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Gerência de Educação Básica (GEB) e Núcleo de Educação Integral (NEI).

O Projeto Guaporé é ofertado, atualmente, em seis municípios para nove escolas, atendendo cerca de 3.500 alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e visa ampliar a jornada escolar diária por meio da criação de espaços de aprendizagem, incluindo perspectivas da cidadania, da diversidade e de respeito aos direitos humanos, com vistas a melhoria do desempenho escolar dos estudantes.

De acordo com a responsável pelo NEI, Edna Carla N. do Amaral Batista, esta é a primeira etapa de um total de quatro formações previstas para este ano com o intuito de contribuir para a capacitação dos profissionais que integram o Projeto.

Segundo Edna, o objetivo da formação é oferecer mecanismos que possam promover a organização das atividades de Língua Portuguesa e Matemática em sala de aula, para impulsionar a aprendizagem qualitativa aos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e empolgantes, buscando o engajamento do estudante.

METODOLOGIA

A Seduc disponibiliza professores do seu quadro para ministrar atividades em áreas de estudos para o acompanhamento pedagógico e o aprofundamento da aprendizagem, a experimentação e a pesquisa científicas, a cultura e as artes, o esporte e o lazer, as tecnologias da comunicação e informação, a afirmação da cultura dos direitos humanos, a conservação e preservação do meio ambiente, a promoção da saúde, entre outras, articuladas aos componentes curriculares e às áreas de conhecimento.

O projeto recebeu em anos anteriores apoio às escolas no sentido da estruturação de novas salas, manutenção e reparos prediais, contratação de estagiários e aquisição de equipamentos e materiais.

Abertura do evento ocorreu nesta terça-feira

Segundo a Gerente de Educação Básica (GEB), Rosane Seitz Magalhães, para este ano e os próximos o foco da Seduc é o investimento no pedagógico, partindo da formação continuada para os profissionais que atuam nas áreas de docência, coordenação e gestão das escolas que integram o projeto, “com a finalidade de elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com uma educação de qualidade alinhada aos novos desafios do século XXI”, declarou Rosane.

O EVENTO

A 1ª Formação do Projeto Guaporé de Educação Integral intitulada “As Habilidades e Competências da BNCC: Letramento e Letramento Matemático”, foi idealizado pela Secretaria de Estado da Educação, com apoio da Diretoria Geral de Educação, e Gerência de Educação Básica, e executada através do Núcleo de Educação Integral.

O evento prossegue até esta quarta-feira (5) no Hotel Rondon tendo como formadoras, Claudenice Ambrosio de Lima (Matemática) e Soraya Chediak (Língua Portuguesa).

Leia mais: 

Atividades de iniciação científica de alunos do Projeto Guaporé serão apresentadas em encontro sobre ensino integral 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Geovani Berno
Fotos: Chapinha Paes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Educação, Evento


Compartilhe


Pular para o conteúdo