Governo de Rondônia
19/04/2024

TECNOLOGIA

Profissionais da Educação em Rondônia recebem formação para trabalhar com aplicativos da Google como ferramentas educacionais

15 de março de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Com acesso à internet, qualquer equipamento pode ser utilizado para o trabalho

 

Nesta quinta-feira (15), 50 formadores selecionados pela Gerência de Formação, da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), estão participando do curso Google Apps for Educacion, que disponibiliza diversas ferramentas educacionais com alternativas para estudos e realização de projetos através da integração das tecnologias digitais.

Segundo a gerente de Formação, Ana Paula Souza Maia, a ideia é oferecer aos profissionais, responsáveis por repassar a informação para os professores e gestores com os quais trabalham nas escolas, a capacitação de utilização dos aplicativos da Google como ferramentas pedagógicas. “Eles vão levar esse conhecimento para as escolas, como multiplicadores, tanto na capital quanto no interior. Como já observamos no contexto nacional, esses aplicativos já estão sendo utilizados em outros estados, de uma forma muito prática e usual, e agora Rondônia também se inclui nesse processo”.

O serviço foi contratado pela Seduc, que através de licitação, trouxe uma empresa de Brasília (DF) credenciada pela Google para a formação. No Brasil há 15 empresas que oferecem o serviço. Na prática, a formação levará ao professor o conhecimento para que os Apps sejam utilizados diretamente na sala de aula, o que, consequentemente, beneficia os estudantes da rede pública estadual com a inclusão digital.

“Temos programas que já dispõe dos equipamentos nas mãos dos alunos, e outros onde a turma utiliza o laboratório de informática da escola para que o professor possa trabalhar essas ferramentas com os alunos”, conta a gerente, Ana Paula. A coordenadora do Núcleo de Tecnologia Proinfro, Edilene Teixeira, acrescenta que, “independente do equipamento que o aluno utilizar, como são ferramentas em nuvem, eles podem fazer de qualquer espaço, com qualquer dispositivo que dê acesso à internet, fazendo a atividade, trabalho ou projeto por etapas e com muito mais qualidade”, revela.

A fase inicial contempla a 50 formadores

Nesta primeira fase de formação presencial, os profissionais recebem a capacitação com 8 horas de duração, e posteriormente terão a continuidade da formação à distância, com 52 horas, compondo 60 horas de estudo no prazo de quatro meses, possibilitando a inserção de todos os professores, com e-mail institucional, pelo domínio da Google.

Participam formadores dos 11 Núcleos de Tecnologia Educacional, de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Cerejeiras, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Ouro Preto, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, São Francisco, e Vilhena, e da Gerência de Formação e Capacitação Técnica e Pedagógica, do Centro de Mídias, do Programa Aluno Digital e da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e da Comunicação.

Leia mais notícias da Seduc


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Educação, Governo, Rondônia, Serviço, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo