DIA DA ENFERMAGEM

Profissionais da enfermagem do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal são homenageados

12 de maio de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

A Semana de Enfermagem encerra em 20 de maio

O Governo de Rondônia realizou nesta quarta-feira (12) diversas ações no Hospital Regional (HRC) e no Hospital de Urgência e Emergência Regional em Cacoal (Heuro), em alusão ao Dia da Enfermagem e Dia do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio. No HRC, além da entrega de lembranças aos enfermeiros, houve um momento de oração e de apresentações musicais. Já no Heuro, durante um café da manhã especial, foram sorteados brindes e transmitidos também depoimentos gravados com pacientes e acompanhantes, que agradeceram a dedicação dos profissionais da Enfermagem. Além disso, um painel com imagens das equipes ficarão expostos ao longo da semana em um dos principais corredores do Hospital de Urgência e Emergência.

As homenagens vão se repetir no próximo 20 de maio, Dia dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, encerrando assim a Semana da Enfermagem 2021. Ao longo dos dias, também serão realizadas palestras e oficinas voltadas aos profissionais que se dedicam diariamente aos cuidados com os pacientes que buscam as unidades de saúde do Complexo Regional Hospitalar.

Fernando Augusto Pinheiro é um dos 112 enfermeiros atuantes no Hospital Regional de Cacoal. Formado em 2008, ele foi convocado pelo Governo de Rondônia, por meio de concurso público no final de 2009. Após cinco anos atuando no Hospital Regional de Extrema, o enfermeiro solicitou transferência para Cacoal, para ficar mais próximo de sua família.

Em sua terra natal, o início da sua jornada no HRC foi extremamente desafiador. “Eu fui lotado no setor de Terapia Intensiva, uma área até então desconhecida por mim. Nesse mesmo dia, no primeiro plantão, me senti verdadeiramente um enfermeiro. Pela primeira vez na vida, me senti realmente realizado. Me apaixonei pelo cenário intensivo e logo busquei aperfeiçoamento”, revela o enfermeiro que cursou uma especialização em terapia intensiva adulto e pediátrico.

Em sua jornada na Enfermagem, o profissional faz questão de agradecer o apoio e o incentivo dos profissionais que atuam ao seu lado, especialmente no início da sua missão.”Sempre estive rodeado por excelentes profissionais, alguns exemplos são os enfermeiros Tiago Albuquerque, Laurindo de Souza e Eliane Terezinha. Também os médicos, os fisioterapeutas e sem deixar de mencionar a equipe de Técnicos de Enfermagem que são de um conhecimento sem igual, que me auxiliavam e me tiravam muitas dúvidas de rotinas e procedimentos ao decorrer dos plantões”, conta o enfermeiro.

Atuando na assistência direta do paciente crítico, Fernando hoje se destaca como líder de equipe e tutor da Residência Multiprofissional em Cuidados Intensivos oferecida pelo Governo no HRC. Questionado sobre as características dos profissionais atuantes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), o enfermeiro destaca as principais: “É um setor tão desafiador, que requer do profissional habilidades na comunicação, planejamento, organização e um bom relacionamento interprofissional; É necessário ser proativo e saber aplicar práticas avançadas baseadas em evidências; É preciso tomar decisões rápidas e concisas, sempre visando a recuperação do doente crítico e ao mesmo tempo um equilíbrio emocional”, pontua Pinheiro.

Sobre a oportunidade de trabalhar em um dos maiores hospitais de Rondônia, o enfermeiro faz a sua avaliação. “Adoro trabalhar no Hospital Regional de Cacoal. Me sinto em casa nesse local. A equipe é fantástica, sempre proativa e em busca da melhor assistência ao enfermo”.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin