Governo de Rondônia
23/04/2024

RISCOS

Profissionais da saúde pública em Rondônia destacam impactos do uso excessivo de smartphone na infância

20 de fevereiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Uso exagerado pode provocar alteração comportamental e prejudicar a saúde

 

O que fazer como o meu filho que passa horas no celular? Essa é uma preocupação que tem aumentado entre os pais atualmente. No consultório da psicóloga Kelma Johnson no Hospital Cosme e Damião, referência no Estado em tratamento de crianças em casos de alta complexidade, mães buscam por orientação. ‘‘Elas chegam desesperadas por não saberem mais o que fazer com crianças de 6,7 anos que passam a tarde inteira no celular’’, aponta.

De acordo com a psicóloga, as crianças deixam as brincadeiras tradicionais pelo incentivo que recebe do ambiente externo. ‘‘Elas veem os coleguinhas da escola e os próprios pais utilizando os celulares é querem fazer o que eles fazem’’, disse.

Para a psicóloga, o uso de smartphones pelas crianças tem dois lados: o positivo, afinal vivemos na era digital e a internet é uma boa fonte de pesquisas, mas por outro lado o uso não direcionado e sem limites pode representar riscos e prejuízos a médio e longo prazo.

Kelma Johnson orienta pais a substituir gradativamente  por outras atividades

‘‘Um dos pontos negativos é o distanciamento entre os pais e as crianças incentivado pelo fato dos pais não terem muito tempo, é uma correria sempre. Mas cabe aos pais direcionar o uso dessas tecnologias e incluir outras atividades na rotina dos filhos considerando a faixa etária das crianças’’, considera a psicóloga.

As leituras são feitas na internet e até mesmos as atividades de colorir. Se a criança tem uma dúvida é só pesquisar na internet e os cálculos são prontamente respondidos pela calculadora online. Tudo parece muito vantajoso, mas a rapidez e facilidade trazidas pelas tecnologias também geram graves consequências no comportamento da criança.

‘‘Afeta a criatividade e a concentração porque hoje está tudo mais fácil. É só apertar um botão. A criança fica com preguiça, querendo tudo de forma mais fácil. O desenvolvimento da memória é diferente daqueles que na infância tiveram brincadeiras que exigiam mais raciocínio. O uso excessivo da tecnologia terá consequências na adolescência ou na vida adulta como a dificuldade de interagir com as demais pessoas porque as tecnologias proporcionam uma interação muito introspectiva. A parte social é prejudicada’’, considera a psicóloga.

Consequências que Cleidiane Oliveira, mãe de Eduardo Borges, 6 anos, que evitar e por isso se preocupa com a exposição do filho aos conteúdos online. ”Ele gosta de ouvir músicas, jogar e assistir desenhos, mas só deixo ele usar o meu celular rapidamente e com conteúdos que eu sei que ele pode assistir”, afirma Cleidiane.

Para Kelma, limite é a palavra de ordem na relação crianças e tecnologias. ‘‘Hoje nós observamos bebês brincando com o aparelho celular o que nos impressiona, mas o nosso alerta é para aqueles que já interagem com o conteúdo online. Para esses, os pais precisam limitar o uso, não retirar de uma vez e principalmente substituir a distração no celular por outras atividades’’, avalia.

 

Cleidiane Oliveira afirma que limita e monitora o uso de tecnologias pelo filho Eduardo Borges, 6 anos

 

A psicológa dá dicas para os pais que enfrentam problemas com crianças dependentes do smartphone:

1 – Resgatar as brincadeiras antigas.  Mas não mandar a criança brincar sozinha e sim brincar junto. É preciso fazer um resgate do que os pais faziam na infância como colorir, pular amarelinha, pular corda ou ir ao parque.

2 – Deixar o celular fora da visão das crianças. Quando o celular está exposto à criança vê isso como incentivo ao uso.

3 – Ler histórias para as crianças. Além de incentivar a leitura, isso vai aumentar o gosto pelos livros.

4 – Incentivar as crianças a participarem de atividades extraescolares como natação, futebol e balé.

Mas não é só a saúde mental que sofre as consequências do impacto do uso exagerado das tecnologias, segundo a pediatra Luana Coelho Baratella, a saúde física da criança também é comprometida inclusive com o incentivo ao sedentarismo.

A pediatra Luana Baratella destaca os riscos a saúde física das crianças expostas de forma excessiva as tecnologias

‘‘As crianças estão deixando de realizar atividades que levavam elas a se exercitarem como jogar bola e brincar de pega-pega. Só ficam no computador, no tablet ou no celular o que leva ao sedentarismo’’, aponta a pediatra.

Outra preocupação é quanto o prejuízo à visão das crianças. ‘‘Há crianças que já tinha probabilidade de usar óculos que tende a necessitar deles mais precoce devido à exposição aos aparelhos tecnológicos forçar a visão’’, explica Luana.

A postura ao usar celulares e tablets também contribui para prejuízos a saúde. ‘‘Eles ficam deitados sobre a cama ou sentados na cadeira ou sofá com as pernas para cima, pescoço dobrado, praticamente uma criança encurvada e isso acaba forçando a cervical que essa parte do pescoço. A coluna nunca fica retinha e agora a criança não sente, mas futuramente virão as dores’’, avalia.

Pediatra e psicóloga concordam: é preciso reduzir o tempo das crianças em contato com as tecnologias. Uma tarefa que os pais devem estar atentos para evitar que as crianças sofram com as consequências no futuro.

Leia mais.

 Pais devem ficar atentos quanto aos possíveis acidentes domésticos envolvendo crianças, alerta pediatra do Hospital Infantil Cosme e Damião de Porto Velho

 Hospital Infantil Cosme e Damião de Porto Velho atendeu em 2017 cerca de quatro mil crianças a mais que em 2016

 Governo federal assegura R$ 26 milhões para ampliação e reforma do hospital infantil Cosme e Damião em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo