Governo de Rondônia
25/04/2024

CAPACITAÇÃO

Profissionais de saúde de Rondônia são selecionados para pós-graduação de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente

23 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O intuito é proporcionar o desenvolvimento de competência e conhecimentos científicos sobre as questões de qualidade e da segurança do paciente

Na quinta-feira (18), no auditório da Escola de Governo, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, aconteceu o 1° Encontro Presencial do Curso de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente.

O encontro acontece em todo o Brasil com cerca de mil alunos. Em Rondônia, foram selecionados 20 profissionais de saúde representando cinco unidades referência do Estado como o João Paulo II, Santa Marcelina, Cosme e Damião, Hospital de Base Ary Pinheiro e Hospital do Amor da Amazônia.

A especialização é promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tem o Programa Nacional de Segurança do Paciente, juntamente com a Coordenação de Ensino à distância (ENSP/Fiocruz) com o suporte da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa/RO).

O edital para tutores foi lançado em janeiro de 2019 e para alunos em fevereiro do mesmo ano. O período do curso é de 13 meses com carga horária de 448 horas, sendo 408 horas à distância e 40 horas presenciais. Toda a programação está dividida em quatro módulos. Para isso, além do portal, cada aluno recebeu um kit de material, bem como, Caderno do Aluno, Livro Texto e um Pen-drive.

OBJETIVO

O intuito é proporcionar o desenvolvimento de competência e conhecimentos científicos sobre as questões de qualidade e da segurança do paciente como questões-chave da prestação de cuidados de saúde, para torna-los mais seguros. No âmbito institucional, fortalecer as instâncias que trabalhem com segurança do paciente.

Segundo a tutora do curso, enfermeira Sônia Góes, que veio do Rio de Janeiro, o curso vai ajudar os alunos/profissionais a aplicarem o conhecimento nos hospital em que trabalham. “Os vinte alunos irão trabalhar os problemas específicos de cada hospital e desenvolver as propostas de intervenção para a melhoria da segurança do paciente dentro de cada uma dessas instituições.”

A aluna, Tamires Souza, que atua no Hospital de Base como técnica de enfermagem, está contente e muito orgulhosa em ser uma das selecionadas para participar da especialização. “Agradeço primeiramente a Deus e vamos batalhar para que isso seja uma boa conquista e uma nova aquisição de conhecimento, estou ansiosa por novos conhecimentos”.

A equipe unida e trabalhando com a comunicação que precisa entre o grupo, tudo fica mais fácil para se trabalhar, “funciona como um arco íris que têm várias cores, cada cor tem sua característica, mas juntas formam uma coisa só”, esclareceu a tutora.

Para contribuir e disseminar conhecimento no local de trabalho, Débora Lopes, farmacêutica do Hospital do Amor da Amazônia, e que também foi estagiária no setor de farmácia da Agevisa, se inscreveu na seleção. “Me sinto agraciada pela oportunidade de estar nesta turma, e pretendo utilizar todas as ferramentas possíveis para absorver a maior quantidade de conhecimentos que está sendo direcionada aos profissionais de saúde, preocupados com o bem-estar desses indivíduos que confiam no nosso trabalho e capacidade.”

As expectativas são muitas, agora é só esperar e colher os resultados desses profissionais que estão se dedicando para a melhoria e segurança dos pacientes.

Leia mais:

Fiscais de vigilância sanitária são capacitados para coletas de alimentos; monitoramento e qualidade são avaliados em todo o Estado

Agevisa promove oficinas de capacitação voltadas ao combate da Hanseníase para equipes de saúde de Rondônia e de outros estados


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alisom Brito
Fotos: Alisom Brito
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo