29/03/2024

CAPACITAÇÃO

Profissionais participam de curso sobre ventilação mecânica, no Hospital Regional de Cacoal

25 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Participantes atentos às explicações de Egberto Luiz Felício Junior

Participantes atentos às explicações de EgbertoLuiz Felício Junior

Durante os dias 24 e 25 de março, 30 profissionais do Hospital Regional de Cacoal (HRC) – entre médicos, médicos residentes e fisioterapeutas – participam de um curso sobre ventilação mecânica.

A ventilação mecânica ou suporte ventilatório consiste em um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória.

Neste curso, os profissionais conhecerão todos os sete modelos de ventiladores existentes no HRC, inclusive aparelhos adquiridos recentemente pelo Governo de Rondônia. Atualmente, o hospital conta mais de 50 ventiladores respiratórios, entre fixos e aparelhos de transporte.

De acordo com o fisioterapeuta Egberto Luiz Felício Junior, palestrante do curso, o objetivo maior deste curso é reciclar os profissionais, atualizando-os sobre os novos aparelhos adquiridos e técnicas de ventilação mecânica.

Para Lethícia Domingos Paulo, que está no segundo ano de residência em clínica médica no Hospital Regional de Cacoal, os cursos oferecidos qualificam ainda mais sua formação profissional. “Este curso é importante para lidarmos cada vez melhor com o manejo de pacientes críticos e qualifica a minha residência no HRC, que está sendo bastante satisfatória, permitindo que eu aprenda cada vez mais”, ressaltou a jovem de 24 anos, formada em medicina pela Facimed, em 2013.

O curso de ventilação mecânica está sendo realizado sobre a coordenação da fisioterapeuta Leiri Bonet, que contou com o apoio da direção do Hospital Regional de Cacoal para oferecer o curso.

“Queremos ter sempre grandes profissionais à disposição da nossa população, por isso precisamos investir e apoiar a busca pelo conhecimento”, ressaltou o diretor do HRC, Marco Aurélio Vasques.

Na semana anterior, o mesmo curso foi oferecido aos profissionais do Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal – São Daniel Comboni.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin