26/04/2024

AGRICULTURA

Programa Agro+ de Rondônia abre canais de comunicação para desburocratizar ações de governo

06 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Agro-mais-ro-logo-v1O Plano Agro+ do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi criado para desburocratizar, modernizar e agilizar as atividades do agronegócio, com propostas encaminhadas por entidades representativas do setor produtivo.

O principal objetivo do Programa Agro+ é tornar mais ágil o tempo de resposta da instituição às necessidades do agronegócio rondoniense, por meio da desburocratização, harmonização e modernização dos seus serviços.

A decisão do governo de implementar o Plano Agro+ em Rondônia surgiu com a participação do secretário da Agricultura, Evandro Padovani, e entidades privadas do agronegócio rondoniense no lançamento do Plano Nacional pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e coordenado pelo secretário executivo, Eumar Novack.

O fator motivacional que levou a esta decisão foi o desenvolvimento de um modelo organizacional de processos que se utiliza de ferramentas de gestão, visando à simplificação, objetividade e desburocratização do fluxo das demandas do agronegócio em parceria público privada.

“Substituímos o foco de trabalho de demandas pontuais para desenvolvermos metas gerenciais com o intuito de estruturarmos um sistema mais ágil e racional”, explicou Padovani.

A implementação deste Plano está sendo bem aceita pelo segmento produtivo e pelos servidores da casa, uma vez que a participação destes servidores, além da análise técnica das demandas externas, foi estendida para a identificação das demandas internas, no que do diz respeito à análise do marco regulatório e processos, que necessitam de revisão.

A equipe técnica responsável pela coordenação do Agro+ no estado está em permanente contato com a Secretaria Executiva do Mapa, com troca de informações desde novembro de 2016 a respeito da implementação do Plano no estado de Rondônia. A linha mestra na condução dos trabalhos tem sido a utilizada pelo Mapa, com algumas adaptações necessárias à realidade rondoniense.

Inicialmente se está estabelecendo canais de comunicação com os clientes e parceiros da Seagri, com avaliação do corpo funcional e a necessidade de alterações no sistema regulatório e processos internos, desenvolvendo propostas e ações de desburocratização e modernização institucional.

A Seagri pretende que surjam muitos questionamentos, por meio da guia “opine aqui“, do site: www.agromais.ro.gov.br, para que, quando da visita do ministro Blairo Maggi para o lançamento do Programa em Rondônia, no dia 13 vindouro, já possam ser encaminhadas muitas propostas de modernização e desburocratização em nível federal, estadual e municipais.

Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Seagri

Agricultura, Agropecuária, Água, Capacitação, Convênios, Distritos, Ecologia, Economia, Empresas, Governo, Inclusão Social, Indústria, Infraestrutura, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Servidores, Tecnologia, Terceiro Setor, Transporte