INTERCÂMBIO CULTURAL

Programa Conexão Mundo entra fase de conclusão em Porto Velho

22 de setembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Idealizado e desenvolvido pela coordenação nacional do Sesi/Senai e a ONG americana US Brazil Connect, com o objetivo de elevar o nível de proficiência em inglês dos estudantes, por meio de intercâmbio cultural entre os estudantes brasileiros e jovens profissionais americanos, o Programa Conexão Mundo está em fase de conclusão em Porto Velho.

Os estudantes contemplados irão visitar escolas, interagir com estudantes locais, fazer visitas técnicas em universidades, visitar museus e ficar hospedados com uma família para conhecer o cotidiano de um cidadão americano

Quatro estudantes contemplados irão visitar escolas, interagir com estudantes locais, fazer visitas técnicas a universidades, museus e ficar hospedados com uma família para conhecer o cotidiano de um cidadão americano

Além dos alunos do Sesi, em Rondônia a escola pública participante do projeto, há três anos, é a Escola Anísio Teixeira, cujos estudantes foram selecionados através de um teste online que aferiu a proficiência deles em língua inglesa.

Em 2016, foram selecionados 48 alunos que realizaram com sucesso as três fases do programa, e, em agosto, foi finalizada a última etapa online do programa. Agora acontece o processo de seleção dos quatro estudantes que irão viajar para os Estados Unidos, no final de fevereiro de 2017.

Os dez selecionados serão submetidos a uma entrevista, dos quais quatro sairão finalistas. Após a indicação dos nomes, começará os procedimentos para emissão de passaportes, vistos, compra das passagens, provisão de agasalhos e repasse de instruções para a viagem de intercâmbio, a qual terá duração de duas semanas, e deve acontecer em Denver, Colorado, nos Estados Unidos.

Os estudantes contemplados irão visitar escolas, interagir com estudantes locais, fazer visitas técnicas a universidades, visitar museus e ficar hospedados com uma família para conhecer o cotidiano de um cidadão americano.

Texto: Claudilene Regis

Governo, Rondônia